25 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Governo do Estado lança hoje campanha de doação de órgãos

A- A+

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lança hoje (30) em solenidade no auditório da governadoria a Campanha de Doação de Órgãos com a participação dos presidentes da Fiems Sergio Longen, Faems Alfredo Zamlutti Jr/Edison Araújo/Fecomércio e Mauricio Saito/Famasul. De acordo com o governo estadual, a ação visa sensibilizar a população sobre o tema.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Unimed, bem como Federação das Indústrias de MS E Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul aderiram à campanha e auxiliaram efetivamente as ações.

Conforme levantamento feito pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), até junho deste ano, pelo menos 32 mil brasileiros ‘ativos’ aguardavam na fila de espera por um transplante.

Segundo dados, de janeiro a junho de 2015, o número de transplantes de órgãos sólidos (coração, fígado e rim, por exemplo) era de 3.770, de tecidos (córnea, ossos e pele) 16.742 e 907 de medula óssea. Ainda segundo a Associação, no primeiro semestre de 2015 apenas sete sul-mato-grossenses se enquadravam na classificação de ‘doadores efetivos’.

No período da tarde o governador recebe o presidente da Câmara Brasil, na China, Wang Di Xing. O encontro está previsto para as 14h30, na sala de reuniões da governadoria.