19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

MÁQUINAS E VIATURAS

Governo entrega motoniveladoras em todo o Estado e mais 127 viaturas

Veículos irão para polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, parte do pacote que promete 690 novos carros para Segurança Pública

A- A+

Foram entregues hoje (22.fev.2021), pelo governador Reinaldo Azambuja, 28 motoniveladoras e 127 viaturas - para as polícias Civil e Militar, e ainda para o Corpo de Bombeiros, para potencializar o serviço dessas forças oficiais.

Com foco na agricultura familiar e segurança pública do Estado, as entregas foram fragmentadas, sendo a primeira às 10h, Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer-Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Cepaer), seguida da entrega de motoniveladoras também para Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul); Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa) e Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema).

Informações da assessoria apontam que R$ 14 milhões foram investidos na conquista das motoniveladoras, com recursos próprios do Governo do Estado, através de emendas parlamentares - via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) - garantidas pelos deputados federais licenciados Geraldo Resende e Tereza Cristina; do deputado federal Luiz Ovando; e do senador Nelson Trad Filho.

Foi com o intuito de apoiar agricultores familiares, para a conservação e manutenção de estradas vicinais, do solo e água, e na construção de terraços em nível, que as motoniveladoras foram entregues, por se tratarem de demandas recorrentes dos municípios de Mato Grosso do Sul, já que as máquinas trabalham na manutenção de estradas vicinais e potencializam o escoamento da produção.

Uma produção rica sai das propriedades rurais do Estado e, por necessidade, circulam pelo meio de estradas vicinais, sendo necessária qualidade no transporte, prevenindo desperdício e visando garantir o melhor manejo, que gera mais renda para os produtores.

Confira a distribuição do maquinário:

  • 13 motoniveladoras irão para Amambai, Batayporã, Caarapó, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Itaporã, Jardim, Japorã, Maracaju, Naviraí, Rio Brilhante e Três Lagoas (emenda do então deputado federal Geraldo Resende);
  • 5 " para a Agesul (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 5 " para a Agesul (adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado);
  • 1 " atende ao Cidema - composto pelas cidades de Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Bodoquena, Camapuã, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Maracaju, Miranda, Rio Negro, Rochedo, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sidrolândia (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 1 " irá para o  Cointa - formado pelos municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 1 " vai para Nioaque (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 1 " para São Gabriel do Oeste (emenda do deputado federal Luiz Ovando);
  • 1 última motoniverladora seguirá para Ivinhema (emenda da então deputada federal Tereza Cristina).

Na sequência de sua agenda, o governador entregará, na Delegacia-Geral da Polícia Civil, às 14h, as viaturas para a segurança pública, sendo 43 para a Capital enquanto as outras 84 irão para 63 municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Foram empregados R$ 23,8 milhões para adquirir as viaturas. Foram quatro processos de compra que partiram de uma parceria entre o Governo de MS, Bancada Federal e Ministério da Justiça.

Essa ação integra o pacote de entregas que, de acordo com Reinaldo Azambuja, trará 690 novos veículos para a segurança pública. Dessas 127 entregues hoje, seguem a seguinte distribuição:

  • Polícia Civil – 82 SUV 4X4;
  • Polícia Militar – 20 SUV 4X4;
  • Batalhão de Polícia de Choque – 10 SUV 4X4
  • BOPE – 2 caminhonetes 4X4
  • PRE – 5 caminhonetes 4X4
  • DOF – 3 caminhonetes 4X4
  • Corpo de Bombeiros Militar – 05 Unidades de Resgate (UR’s)