25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Política

Grupo de trabalho pretende discutir vacinação de idosos em audiência

A- A+

O grupo de trabalho que vai acompanhar e monitorar a vacinação de idosos no Brasil deverá, já nos próximos dias, realizar uma primeira audiência para discutir dados da imunização a serem fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Rodada de entrevistas com candidatos à presidência da Câmara. Dep. Carla Dickson(PROS - RN)
Carla Dickson é a relatora do grupo

Instalado nesta quarta-feira (7), o grupo é vinculado à Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados e tem como integrantes os deputados Eduardo Barbosa (PSDB-MG), Alexandre Padilha (PT-SP), Carla Dickson (Pros-RN), Flavia Morais (PDT-GO) e Tereza Nelma (PSDB-AL).

"Observarmos diferenças na vacinação de região para região. Portanto, temos um cronograma de trabalho e vamos iniciar por uma audiência pública, convidando as autoridades de saúde representativas dos estados, dos municípios e do Ministério da Saúde para que nos tragam esse primeiro panorama", explicou o coordenador do grupo, deputado Eduardo Barbosa.

A relatora, deputada Carla Dickson, acrescentou que os parlamentares farão também visitas aos órgãos responsáveis pela vacinação nos estados e no Distrito Federal.

Além do pedido de informações ao Ministério da Saúde, um formulário será enviado a todos os conselhos municipais de idosos para que apresentem a percepção da vacinação em cada cidade brasileira. "Eles [os conselhos] estão ali na ponta e conhecem a realidade, o dia a dia da pessoa idosa", ressaltou Dickson.

Ao final dos trabalhos, um relatório com as conclusões do grupo será elaborado. "Teremos um bom panorama, um bom relatório final para mostrar como anda a vacinação e quem sabe sequelas pós-Covid, outros dados que esse grupo de trabalho venha a trazer", disse ainda a relatora.

Reportagem Noéli Nobre
Edição Ana Chalub