18 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Política

Há um ano, o STF realizava a primeira sessão plenária por videoconferência

A- A+

Há um ano, o STF realizava a primeira sessão plenária por videoconferência

Na sessão de julgamento desta quinta-feira (15), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, relembrou que, há um ano, o Plenário realizava a primeira sessão por videoconferência, em observância às medidas de contenção e isolamento social adotadas no país em razão da pandemia de Covid-19.

A convocação das sessões por videoconferência foi feita pelo então presidente do STF, ministro Dias Toffoli, conforme a Resolução 672/2020, com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas nos prédios do STF, como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Fux parabenizou os colegas integrantes da Corte pelo esforço em aplicar na integralidade a justiça digital, que efetivamente é também a justiça do futuro. Para ele, o STF foi capaz de impedir que nesse momento pandêmico houvesse qualquer interdição de acesso à Justiça.

Segundo afirmou, neste período, houve diminuição do número de recurso extraordinários que chegaram ao Supremo. Atualmente, afirmou o presidente da Corte, o número de ações originárias ultrapassa as ações recursais.

SP/EH

Fonte: STF