28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Política

Hélio Peluffo entrega reforma e ampliação do abrigo municipal

A- A+

Em uma solenidade marcada pela emoção, o Prefeito Hélio Peluffo Filho fez a entrega da reforma e ampliação do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes de Ponta Porã.

A obra teve um investimento de mais de R$ 600.000,00 e vai mudar a história de Ponta Porã no quesito acolhimento de pessoas (crianças) em estado de vulnerabilidade.

Sobre o Abrigo

O Serviço de Acolhimento Institucional oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida de proteção, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O serviço realiza a tarefa de proteção à criança/adolescente até que seja viabilizado o seu retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

A capacidade de atendimento é de até 20 crianças/adolescentes e conta com espaço específico para acolhimento imediato e emergencial, com profissionais preparados para receber a criança/adolescente em qualquer horário do dia ou da noite, enquanto se realiza um estudo psicossocial de cada situação para os encaminhamentos necessários.

Oferece atendimento personalizado e em pequenos grupos e favorece o convívio familiar e comunitário das crianças e adolescentes atendidos, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local. É organizado em consonância com os princípios, diretriz e orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente e das "Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes".

O Pastor Melquizedeque Pereira de Almeida fez a abertura da cerimônia, levando a Palavra aos convidados. Melquizedeque enalteceu o trabalho realizado no local.

Logo em seguida, foi a vez da Primeira-Dama de Ponta Porã, Vânia Peluffo usar a palavra. Muito emocionada, agradeceu à equipe que se dedica diuturnamente ao Abrigo. Vânia Peluffo, através do Fundo de Amparo à Cidadania FAC e do projeto Mãos que Fazem, cuidaram de toda a parte de enxoval do abrigo Municipal. "Se hoje eu pudesse ver Jesus, agradeceria a Ele e diria: obrigado por me permitir servir", finalizou Vânia Peluffo.

A Secretária de Assistência Social de Ponta Porã utilizou a palavra para agradecer ao Prefeito Hélio Peluffo, à Primeira-Dama, ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul pelo investimento importante realizado em uma área tão sensível, que é o acolhimento de pessoas em estado de vulnerabilidade. "Há muitos anos lutamos para dar dignidade às crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade e, graças ao Prefeito Hélio Peluffo, hoje temos um lugar aconchegante para estas crianças", disse Vera Lúcia Oliveira.

Depois, foi a vez da Secretária de Estado de Assistência Social, Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues ressaltar a importância de uma obra desta: "Não estamos falando de números, frios, mas de um gestor que pensa e age buscando o melhor para a sua população. Parabéns Hélio Peluffo e Vânia, pela excelência desta obra que cuida de pessoas", finalizou.

O Prefeito Hélio Peluffo encerrou a cerimônia. Agradeceu a Deus, pela oportunidade de ser Prefeito. Agradeceu a Secretária Municipal de Assistência Social  pela dedicação e comprometimento com quem precisa, principalmente as crianças em estado de vulnerabilidade.

Para Hélio Peluffo, a importância desta obra não pode ser medida: "Aqui, cuidamos de vidas. Somos a última esperança de quem passou por experiências terríveis. O Poder Público tem a obrigação de acolher bem, muito bem estas crianças. E nós, toda a equipe, trabalhamos muito por isso", finalizou.

A cerimônia de entrega, foi dividida em dois horários diferentes, para atender os protocolos sanitários. Participaram dela: o Prefeito Hélio Peluffo e a Primeira-Dama Vânia Peluffo, a Secretária Municipal de Assistência Social Vera Lúcia Oliveira, o MM Juiz da Vara da Infância e Juventude Dr. Marcelo Guimarães Marques, A Promotora Pública da Infância e Juventude Dra. Andréa de Souza Rezende, a Secretária de Estado de Assistência Social Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues, da Presidente do Conselho Estadual de Gestores Municipais Rosane Mocellin, do Presidente da OAB Cláudio Rojas, o Coordenador Especial do Estado de Mato Grosso do Sul para a região Adir Teixeira e o Pastor Melquizedeque Pereira Almeida.

Na parte da tarde, participaram da cerimônia os Vereadores: Angela Derzi PSDB, Biro-Biro PDT, Edevaldo Matoso PSDB, Edinho Quintana PSDB, José Menino Júnior PSDB, Kamila Alvarenga PSDB, Lourdes Monteiro DEM, Neli Souza Abdulahad DEM, Pastor Mauro Ortiz PSDB, Rafael Modesto PSDB e Vanderlei Avelino PSDB.

O Vice-Prefeito e Secretário de Governo e Comunicação Eduardo Campos, o Secretário de Finanças Fabrício Cervieri, Secretária de Administração Dulce Manosso, Secretário de Obras André Manosso, Procurador-geral do Município Ricardo Soares Sanches Dias, Secretário de Desenvolvimento Sustentável Caio Augusto César de Souza Moraes e o Diretor Presidente do PREVIPORÃ Fabio Augusto Martinez Caffarena participaram da cerimônia.

* Assessoria de Comunicação