18 de abril de 2024
Campo Grande 18ºC

Política

Juventude em Pauta: MS celebra o Maio da Diversidade

A- A+

São 31 anos que a Organização Mundial da Saúde definiu: a homossexualidade não é doença. Essa decisão é um marco na linha do tempo da conquista de direitos e garantia de cidadania das pessoas LGBT+. Em Mato Grosso do Sul, há dez anos, o dia 17 de maio o mesmo da decisão da OMS é definido como o de combate a homofobia. 

Para comemorar o marco, e trazer mais debates sobre o tema, o executivo estadual preparou a campanha "Maio da Diversidade", e esse é o tema da nova edição do Juventude em Pauta. O programa contou com a participação do subsecretário de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos, e da presidente do Conselho Estadual da Juventude, Elen Malfará. 

Eles falaram sobre as ações ao longo do mês de maio e do grande envolvimento dos jovens universitários nas várias ações da campanha - o papel deles nos grandes debates. Há de se destacar o lançamento do "Programa Estadual da Cidadania LGBT+" e o "Pacto MS + Amor", no dia 17. Os dois documentos envolverão os municípios na orientação de construção de políticas públicas locais com foco na garantida de direitos. 

O "Juventude em Pauta" é exibido ao longo da programação da TV ALEMS, canal 9 da operadora NET em Campo Grande e em Dourados. Também é possível conferir esse e outros programas já exibidos pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Veja abaixo o programa "Juventude em Pauta" sobre a campanha "Maio da Diversidade".