28 de outubro de 2020
Campo Grande 28º 21º

Kemp ressalta que pessoas com necessidades especiais possuem benefícios com transporte aéreo

Fazendo uso da palavra na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) na manhã de hoje, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) fez questão de esclarecer que o transporte aéreo para  pessoas com necessidades especiais que necessitam de atendimento médico em outros estados, oferece benefícios.

O deputado acredita que a informação precisa ser divulgada, pois a Resolução da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) normatiza o atendimento especial a esse público. Segundo Kemp, a Resolução 009, de 5 de junho de 2007, da ANAC aprovou a Norma Operacional da Aviação Civil (NOAC) que dispõe sobre o acesso ao transporte aéreo de passageiros com necessidade e assistência especial. A norma garante à pessoa com deficiência o direito a um acompanhante que, por sua vez, terá desconto de, no mínimo, 80% da tarifa da passagem. O acompanhante deverá viajar na mesma classe e em um assento ao lado da pessoa portadora de deficiência.

Kemp aproveitou o momento para dizer que uma mãe de uma criança com Síndrome de Down foi indenizada em Campo Grande,  por danos morais ao ter o direito ao desconto recusado pela empresa aérea. O fato aconteceu logo após a Anac apresentar a Resolução, há 7 anos.

Dany Nascimento