18 de abril de 2024
Campo Grande 16ºC

Política

Ler é Viver mergulha no universo de Glauce Rocha e João da Moto

A- A+

Na edição de agosto do programa Ler é Viver, produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, e que entra na grade de programação da TV ALEMS nesta segunda-feira (2), às 14h, você vai conhecer um pouco sobre a atriz campo-grandense Glauce Rocha, por meio do livro 'Glauce Rocha Atriz, Mulher, Guerreira', escrito em formato de roteiro cinematográfico por José Octávio Guizzo, fruto de 17 anos de pesquisa, cujos fragmentos foram transformados num podcast de quatro episódios pela atriz, diretora, professora teatral e produtora cultural Andréa Freire. A atração ainda conta com a participação da jornalista, escritora e musicista Lenilde Ramos, que em maio lançou o livro 'João da Moto A vida não impõe limites', biografia de João Carlos Estevão de Andrade, que nasceu com paralisia cerebral e hoje, aos 63 anos, ainda tem muita história para contar. 

Nascida em 16 de agosto de 1930, e falecida em 12 de outubro de 1971, em São Paulo, devido a um infarto, Glauce Rocha protagonizou filmes do Cinema Novo, além de diversas peças teatrais e novelas. A obra de Guizzo, além de narrar a vida e os desempenhos da atriz, cujo talento deixou marcas profundas na lembrança de quem teve o privilégio de descobri-la no exercício de uma peça teatral, também retrata a história da mulher-personagem, em que a vida se concentrou grande parte no teatro, sem o qual seria capaz de sobreviver.


Livro sobre Glauce Rocha virou podcast por Andréa

O livro 'Glauce Rocha Atriz, Mulher, Guerreira' começou a ser escrito por José Octávio Guizzo em 1972 e concluído em 1989, sendo lançado em 1996 pelas editoras Hucitec e UFMS, com cópias limitadas. Nele, o autor retrata a importância da atriz para a memória do teatro, da televisão e do cinema brasileiros, uma vez que ela possuía um lado humano muito pulsante, tendo lutado com todas as suas forças pela valorização da categoria, sempre levando o nome do então estado Mato Grosso por onde quer que fosse. Está sepultada no cemitério Santo Antônio, em Campo Grande. 

A obra foi dada de presente para Andréa por uma amiga jornalista e durante a pandemia, ela decidiu lê-lo e compartilhar fragmentos dessa história com mais pessoas. Por isso, produziu e roteirizou o podcast de quatro episódios, com partes do livro. "Se eu fosse gravar o livro na íntegra, seriam mais de dez horas. Então, filtrei todas as informações e o produto final ficou com quatro horas", destaca Freire. 

João da Moto - João Carlos Estevão de Andrade é um importante personagem da cultura campo-grandense, já que seu despertar para a condição de paralisado cerebral foi muito natural, fazendo com que se inserisse como cidadão produtivo na sociedade desde cedo. Sua luta para que outras pessoas com deficiência buscassem, na medida do possível, a própria autonomia e independência, é evidenciada no livro escrito por Lenilde Ramos, que atualmente ocupa a cadeira 31 da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense). 

Segundo Lenilde, João teve grande aproximação da Associação Pestalozzi local e nacional, onde ocupa uma cadeira no Conselho Científico da Federação. No livro, a amizade de 40 anos entre Lenilde e João é mostrada aos leitores, que também podem acompanhar suas conquistas e as histórias com a bicicleta, que evoluíram para as mobiletes e depois para as motos adaptadas.


Livro baseado na vida de paralisado cerebral, escrito por Lenilde, também é debatido

No programa, Lenilde ainda fala sobre seu livro 'História sem nome', que trata do tabu da hanseníase, antes de sua erradicação do Brasil a partir dos anos 1990, sendo que por muito tempo, os infectados eram confinados em leprosários, construídos nas décadas de 1930/40 em todo o país. O enredo conta a saga de uma professora que descobre, por acaso, um desses leprosários. "Foi um trabalho documental, baseado em histórias do Hospital São Julião, vivenciadas por mim e pela irmã Silvia Vecellio, diretora do local", observa Lenilde. 

Projeto bem legal de Lenilde e que tem alcançado muitos leitores é 'Do baú da Tia Lê', que consiste em mini crônicas publicadas na internet. Já são mais de 100 textos que exploram lembranças, fatos e eventos presenciados e vividos por ela em Mato Grosso do Sul.

Ler é Viver A literatura é uma arte que enriquece a cultura e transforma vidas, além de levar o leitor a viajar por diversos universos. Valorizar a leitura e divulgar ações que dignificam a arte literária são os principais objetivos do programa Ler é Viver.

O programa pode ser conferido na grade de programação da TV ALEMS, Canal 9 da NET, no YouTube Assembleia MS ou no site www.al.ms.gov.br/tvassembleia.