18 de abril de 2024
Campo Grande 18ºC

Política

Lira anuncia "freio de arrumação" e convoca esforço concentrado contra a pandemia

A- A+
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Arthur Lira preside a sessão do Plenário
Sessão Extraordinária Deliberativa - Virtual

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Legislativo não vai tolerar mais erros na condução do combate à pandemia. Em forte pronunciamento no Plenário, Lira afirmou que é preciso esgotar todas as possibilidades antes de partir para as responsabilizações individuais. Segundo ele, "os remédios políticos no Parlamento são conhecidos e são todos amargos. Alguns, fatais. Muitas vezes são aplicados quando a espiral de erros de avaliação se torna uma escala geométrica incontrolável", disse.

Leia a íntegra do pronunciamento

Arthur Lira defendeu o diálogo e a conciliação e afirmou que não é o momento de tensionamentos políticos como CPIs ou lockdowns parlamentares. Para ele, é preciso sensatez. Lira pediu um esforço concentrado de duas semanas no Parlamento com foco exclusivo na pandemia.

"Como salvar vidas, como obter vacinas, quais os obstáculos políticos, legais e regulatórios precisam ser retirados para que nosso povo possa obter a maior quantidade de vacinas, no menor prazo de tempo possível", pediu Lira.

Lira reforçou que esta não é sua intenção, mas ressaltou que está "apertando hoje um sinal amarelo para quem quiser enxergar: não vamos continuar aqui votando e seguindo um protocolo legislativo com o compromisso de não errar com o país se, fora daqui, erros primários, erros desnecessários, erros inúteis, erros que que são muito menores do que os acertos cometidos continuarem a serem praticados", afirmou.

O presidente da Câmara defendeu a vacinação ampla da sociedade, mas destacou que, para que a imunização alcance o maior número de brasileiros, é preciso ter boas relações com a China, nosso maior parceiro comercial e um dos maiores fabricantes de insumo no mundo.

"Para vacinar temos de ter uma percepção correta de nossos parceiros americanos e nossos esforços na área do meio ambiente precisam ser reconhecidos, assim como nossa interlocução", destacou.

Lira avaliou positivamente a reunião entre os três poderes na manhã desta quarta-feira (24). Para ele, houve uma mudança de atitude em relação à pandemia. Arthur Lira reforçou a importância do espírito colaborativo entre os Poderes. "Mais que nunca, é necessário manter e construir com os demais Poderes durante estes momentos dramáticos da pandemia e a observância fiel e disciplinada à vontade soberana desta Casa", disse o presidente.

Lira afirmou que não busca culpados e que não quer fulanizar os erros cometidos no combate à pandemia. O presidente da Câmara ponderou que os erros não são cometidos por apenas um lado, mas ressaltou que há aqueles que têm mais responsabilidades e maior obrigação de errar menos. Para ele, em momentos de desolação coletiva, há uma forte tendências a linchamentos e por isso mesmo, todos tem de estar mais alertas do que nunca pois a dramaticidade do momento exige", avaliou.

"Também não é justo descarregar toda a culpa de tudo no governo federal ou no presidente. Precisamos, primeiro, de forma bem intencionada e de alma leve, abrir nossos corações e buscar a união de todos, tentar que o coletivo se imponha sobre os indivíduos" ,afirmou.

Lira pediu esforço solidário e genuíno de todos para produzir os resultados necessários para combater a pandemia. "Mas alerto que, dentre todas as mazelas brasileiras, nenhuma é mais importante do que a pandemia. Esta não é a casa da privatização, não é a casa das reformas, não é nem mesmo a casa das leis. É a casa do povo brasileiro. E quando o povo brasileiro está sob risco nenhum outro tema ou pauta é mais prioritário", alertou.

Reportagem Luiz Gustavo Xavier
Edição - Wilson Silveira