29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

ELEIÇÕES 2022

Lula lidera na Bahia com 63% de votos, mas ex-governador 'não surfa'

Atual presidente tem apenas 20% das intenções de votos na Bahia

A- A+

Apesar de Luiz Inácio Lula da Silva estar com altíssima popularidade na Bahia, o ex-governador Jaques Wagner não consegue, ainda, aproveitar a onda do petista. É o que mostra a Pesquisa Atlas, que mediu de 30 a 5 de novembro as intenções de votos para as eleições de 2022 no estado. Foram ouvidas 827 pessoas, a margem de erro é de 3 pontos.

Segundo o levantamento, os eleitores destinam o voto para governador à ACM Neto, do DEM.

Para presidente do Brasil, Lula lidera com 62% ou 63% nas simulações de primeiro turno na Bahia. Seu principal adversário, Jair Bolsonaro, conseague apenas 20% das intenções de votos no estado. Na disputa pelo governo estadual, a liderança folgada é do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que alcança 45% das intenções de votos. Ele é presidente nacional do DEM, arquirrival do PT. Tal desempenho daria a ACM uma vitória no 1º turno.  

A pesquisa Atlas é feita pela internet. No primeiro cenário do primeiro turno da eleição presidencial, Lula marca 63%, mais que o triplo do desempenho do presidente Jair Bolsonaro, que alcança 20%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 9%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 1%.

Atrás dele aparecem o ex-governador Jaques Wagner (PT), com 27%; o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), com 4%; e o ex-vereador Marcos Mendes (Psol), também com 4%.