25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

POLÍTICA | FAMOSOS

Lula ou Bolsonaro? Saiba em quem os famosos votam na eleição para presidente

Artistas se dividem ao apoiar Lula ou Bolsonaro, candidatos à Presidência nas próximas eleições

A- A+

A menos de quatro meses para as eleições, muitos famosos, incluindo artistas, cantores e até influenciadores, já decidiram em quem vão votar para a Presidência. Maria Rita, Latino e Tiago Leifert são apenas alguns dos nomes públicos que abordaram o assunto na internet recentemente, abrindo o jogo e o coração em entrevistas. Houve também quem declarasse a própria escolha nas redes, enquanto outros deram sinais sutis do que pretendem fazer em 2 de outubro.

A data, aliás, é repetida com insistência pelos apoiadores, justamente pela proximidade da decisão. Afinal, depois do "confirma" em uma das mais de 400 mil urnas eletrônicas espalhadas pelo país, não tem como voltar atrás e mudar o próprio voto.


Os dois candidatos com maiores intenções nas pesquisas também são os que parecem ter maior apoio aberto entre famosos: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), de acordo com dados de 26 de maio do Instituto Datafolha, detêm 48% e 27% das intenções de votos respectivamente.


Mas também tem quem vote em Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro lugar, com pouco menos de 10% da preferência. Os demais candidatos somam, juntos, 6% das intenções, enquanto votos nulos são de 7%. Apenas 4% das pessoas ouvidas não sabem ainda em quem votar.

Veja agora quais famosos já decidiram apoiar Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes ou simplesmente não apoiar ninguém --pelo menos publicamente.

Famosos que apoiam Lula


Entre os artistas que apoiam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão Bruno Gagliasso, José de Abreu, Marcelo Serrado, Marcelo Adnet, Silvero Pereira, Duda Beat, Lenine e muitos outros. Pabllo Vittar, que já levantou até uma toalha com o rosto de Lula no festival de música Lollapolooza, já reforçou mais de uma vez que pretende votar no petista.

Um grupo de ex-BBBs também já demonstrou apoio ao candidato, como Arthur Picoli, Gleici Damasceno e Gil do Vigor. Juliette, embora nunca tenha dito abertamente que pretende votar no ex-presidente, chegou a fazer campanha para o partido em outras eleições. 

Alguns cantores, como Caetano Veloso, Linn da Quebrada, Gilberto Gil, Chico César e Teresa Cristina reforçaram a opção vermelha, assim como Luísa Sonza e Ludmilla. Cleo, Alinne Moraes, Wagner Moura, Camila Pitanga, Denise Fraga, Valesca Popozuda, Tati Quebra Barraco, Pepita e Zélia Duncan também já firmaram o voto no Partido dos Trabalhadores. 

A atriz Leandra Leal chegou a declarar o próprio voto em Lula no Twitter, na virada do ano de 2021 para 2022. Maria Rita não apenas apoia o ex-presidente como chegou a comparecer ao casamento de Lula com a socióloga Janja Silva, assim como Daniela Mercury e o humorista Paulo Vieira. 

Famosos que apoiam Bolsonaro


Já Bolsonaro tem um volume menor de artistas na base de apoio, pelo menos entre os que falam abertamente sobre o assunto na internet. É o caso de Latino e do apresentador Ratinho, do SBT. Além desses dois, o irmão de Bruno Gagliasso, Thiago Gagliasso, foi contra a linha de pensamento da família e declarou voto no atual presidente do país, assim como Regina Duarte. 

Mário Frias, que chegou a assumir o cargo da Secretaria de Cultura durante dois anos, também reforçou apoio, além de grande parte dos músicos sertanejos, grupo em que a linha de pensamento de Bolsonaro parece se criar mais facilmente. Nenhum, no entanto, costuma falar abertamente sobre o assunto nas redes sociais, a fim de evitar críticas ou mesmo perder contratos publicitários.