29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

GESTÃO PÚBLICA

'Maior desafio é escoar a produção', diz secretária-adjunta da Sidagro

Campo Grande recebeu R$ 1,5 milhão em maquinários para agricultura familiar

A- A+

“Nós estamos recebendo mais de R$ 1,5 milhão em implementos e equipamentos (caminhões tratores, plantadeiras). Isso é maravilhoso e vai nos ajudar a enfrentar hoje o nosso maior desafio, que é realmente a questão do escoamento”, disse a secretária-adjunta de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), Mara Bethânia Gurgel, em entrevista ao MS Notícias nesta segunda-feira (27.jun.22), após a cerimônia de entrega de 26 maquinários e implementos na Praça do Rádio em Campo Grande (MS). 

“A gente faz muitas feiras, auxilia com treinamentos de comercialização, eventos e algumas comunidades têm associações, fora o programa aquisição de alimentos do município, mas temos que ampliar muito isso. Escoar a produção é hoje o mais demandado”, continuou. 

De acordo com Mara, os equipamentos e implementos chegaram para Campo Grande por meio de emendas parlamentares e, portanto, os maquinários foram entregues a cada um dos presidentes das comunidades beneficiadas não ficando sob a tutela da Sidagro. “Eles têm os cadastros certinhos e ficarão responsáveis pelos equipamentos que sua comunidade receber. O papel da Sidagro vai ser auxiliá-los no uso, porque esses que vieram das emendas são só deles”, esclareceu a adjunta. 

O recurso para aquisição dos veículos é proveniente do Governo do Estado e de emenda parlamentar do senador Nelsinho Trad e dos deputados federais Luiz Ovando (Progressistas), Vander Loubet (PT) e Tereza Cristina (PP). Mostramos os discursos de Vander e Ovando mais cedo aqui no MS Notícias.  

São quatro tratores, dois mini-tratores, um motocultivador (conhecido como micro trator ou tobatinha), duas plantadeiras de mandioca, quatro ensiladeiras, quatro calcareadeiras, duas carretas agrícolas e um distribuidor de sementes e insumos.

Adriane Lopes e Mara Bethânia. Foto: Tero QueirozAdriane Lopes e Mara Bethânia. Foto: Tero Queiroz

“Nós atendemos hoje as 24 comunidades de Campo Grande. Além de assistência técnica, a gente tem o trabalho de ajudá-los com os equipamentos, auxiliá-los na preparação do solo e todo o processo... Nós temos os nossos maquinários na Sidagro que fazem uso compartilhado de equipamentos — hoje estão aqui sendo beneficiados Gameleira, Nova Era, A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Comunidade Quilombola, Chácara Buriti, enfim... quem não foi beneficiado hoje continuará sendo atendido com os maquinários da Sidagro e com todo apoio técnico de nossa secretaria”, garantiu Mara. 

Cada uma das autoridades presentes na cerimônia fora presenteadas com uma caixa de legumes e verduras  da agricultura familiar. Foto: Tero QueirozCada uma das autoridades presentes na cerimônia fora presenteadas com uma caixa de legumes e verduras  da agricultura familiar. Foto: Tero Queiroz

Durante seu discurso, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota) celebrou a chegada dos equipamentos dizendo que a agricultura familiar tem um papel fundamental no dia a dia. "Não apenas na produção de uma alimentação de qualidade, mas também na composição da nossa economia, e com essa entrega vamos levar mais agilidade às atividades rurais e fortalecer a produção da agricultura familiar em Campo Grande", destacou. 

ENTREGA DE MAQUINÁRIOS À AGRICULTURA FAMILIAR EM CAMPO GRANDE (MS)

A Sidagro é a única do município que trabalha com Agronegócio. Para Mara, a equipe unida acaba se empenhando e sob sua coordenação-adjunta a secretaria tem a marca coletiva. “A gente preza pela excelência do trabalho, essa conquista de hoje não é nossa, é da agricultura familiar. Nós vamos trabalhar juntos com os beneficiados, para cada dia ampliar o alcance da administração no auxílio a cada produtor e produtor campo-grandense”, finalizou. A expectativa é que os equipamentos que acabam de chegar, beneficiem 1,2 mil famílias.