29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Mara Caseiro solicita inclusão de três municípios na lista das cidades gêmeas

A- A+

Na manhã de hoje, a deputada estadual Mara Caseiro (PT do B) usou a tribuna para defender a inclusão de Japorã, Sete Quedas e Coronel Sapucaia  na lista das cidades gêmeas, que foi publicada pelo Ministério da Integração Nacional no Diário Oficial da União do dia 24 de março deste ano.

Segundo a deputada, o objetivo é estabelecer novas políticas públicas para a região de fronteira, fazendo com que esses municípios comecem a integrar uma espécie de zona livre de comércio, o que denota maior competitividade das empresas locais em relação às que estão instaladas do lado estrangeiro. “Queremos ter as mesmas condições que nossos vizinhos e para isso, o município deve ter mais de dois mil habitantes e ser cortado pela linha de fronteira seca ou fluvial”.

Mara pontua que a população sofre com problemas como este. “Essa situação causa grande prejuízo à população dos três municípios, que sofrem com os problemas característicos comuns a qualquer área de fronteira. O município de Japorã, para se ter uma ideia, se estivesse na lista, poderia ser beneficiado com empreendimento que vem sendo estudado para a região e que pelos projetos seria instalado a apenas 2 quilômetros do centro. Porém, com a falta de inclusão, corre o risco de ver frustrada esta oportunidade”. explica a deputada.

Entre as cidades de Mato Grosso do Sul, a lista de cidades-gêmeas nacionais traz Bela Vista, que é vizinha de Bella Vista Norte (Paraguai), Corumbá, que está ao lado de Puerto Quijarro (Bolívia), Mundo Novo, que tem Salto del Guairá (Paraguai) como vizinha, Paranhos, com Ypejhú (Paraguai) após a fronteira, Porto Murtinho, que é vizinha de Capitán Carmelo Peralta (Paraguai) e  Ponta Porã, que fica ao lado de Pedro Juan Caballero (Paraguai).

Segundo a deputada, um ofício será encaminhado ainda hoje para o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, e aos deputados e senadores de Mato Grosso do Sul, solicitando a inclusão destes municípios na lista das cidades gêmeas.

Dany Nascimento