23 de junho de 2021
Campo Grande 30º 17º

Política

Mara propõe prêmio de incentivo à participação feminina em olimpíadas científicas

A- A+

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (11), o Projeto de Lei 129 de 2021. A proposta pretende criar o Prêmio Meninas Olímpicas no âmbito do Estado. O objetivo é que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) confira a premiação às estudantes sul-mato-grossenses de escolas públicas que participaram de olimpíadas científicas brasileiras.

A autora do projeto quer reconhecer o esforço e a dedicação das estudantes do sexo feminino. "O aumento da representatividade feminina nas áreas das Ciência e Tecnologia significa impactar o interesse de meninas e sua disposição para seguir essas carreiras, afetando diretamente o mercado de trabalho e o futuro da ciência brasileira. Trazendo essa reflexão para o meio olímpico, é notável a predominância masculina entre participantes e premiados, especialmente nas Ciências Exatas", justificou a parlamentar.

Segundo dados apresentados na proposta, apenas 10% de meninas são premiadas nas principais olimpíadas científicas do Brasil e menos de 5% nas olimpíadas internacionais. "O incentivo à participação de meninas em olimpíadas científicas, por meio de premiações exclusivas a elas, permitirá elevar este percentual e, como consequência, aumentar a participação das mulheres em pontos estratégicos da sociedade, criando um maior equilíbrio entre os gêneros em nosso estado e no Brasil", defendeu Mara.

Ainda de acordo com a proposta apresentada, o prêmio será entregue anualmente, em solenidade a ser realizada em data próxima ao Dia Internacional da Mulher. A premiação consistirá na entrega de um diploma e uma medalha. Cada um dos deputados estaduais com assento na ALEMS poderá indicar e conceder o prêmio.

Moção e indicações

A deputada também fez uma moção de congratulação à artista plástica Débora Mendes. "Parabenizo pelas obras feitas à mão e que estampam fauna e flora do Pantanal. A Débora homenageia e difunde a diversidade de um dos biomas maias ricos do Brasil. Merece nosso apoio", disse a deputada. Além disso, Mara também usos da palavra para fazer indicações para solicitar base bombeiros em Iguatemi e estudos para construção de casas populares em Eldorado.