20 de abril de 2021
Campo Grande 30º 20º

MULHERES | AÇÕES

"Março Mulher" é adiado mas ALEMS mantém programação "Assembleia Lilás"

Homenagens e ações visam exaltar, reconhecer, profissionalizar e contribuir com a construção de lideranças femininas

A- A+

No mês dedicado à honrar a trajetória e luta das mulheres por seus direitos, a ação “Março Mulher” precisou ser adiada, em decorrência do aumento no número de casos registrados da Covid-19. Desenvolvida pela Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), a atividade segue sem nova data para sua realização. 

Composta por uma exposição de empreendedorismo feminino, informativo sobre os direitos da mulher e do fomento da responsabilidade social por meio de doações, "Março Mulher" aconteceria nos dias 19, 20 e 21 e aguarda melhora no panorama da crise sanitária. 

Para manter a celebração do mês, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) lançará, pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook e Rádio ALEMS, o “Programa E agora, vereadora?”, que traz Mara Caseiro em sua primeira edição, no dia 17. As atividades encerram em 26 de março, com uma palestra sobre a saúde da mulher. 

Idealizado em conjunto, entre a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e a Secretaria de Comunicação Institucional da Casa de Leis, segundo a assessoria, a ALEMS espera contribuir com a formação de lideranças femininas. O evento integra a iniciativa "Assembleia Lilás" - que aborda o desafio feminino na atualidade. 

Em uma sessão solene, no dia 9 de março, a própria Mara Caseiro lembrou que a Assembleia Legislativa tem apenas uma mulher deputada estadual. Experiente como vereadora, prefeita e hoje líder do governo na Assembleia, dividirá experiências, compartilhando com as recém-empossadas vereadoras bons conselhos. "É uma responsabilidade muito grande, é importante nós unirmos as forças com os deputados para criarmos política públicas de combate à desigualdade entre o gêneros, inclusive na política", disse na oportunidade. 

Com o lançamento do livro digital infantil “A descoberta da oncinha do laço apertado: uma história sobre ser o que quer ser”, que pode ser acessado gratuitamente clicando aqui, a ALEMS informa que, nos canais de Comunicação da Assembleia Legislativa, haverá programação especial destinada aos temas femininos.  TV ALEMS e a Rádio ALEMS divulgam programas especiais destinados às causas femininas, que abordam saúde, bem-estar, ação social e empreendedorismo.

FALTA VISIBILIDADE

No início da semana, 08.mar.2021, o Dia Internacional da Mulher foi relebrado por vários poderes e a entrega de ônibus escolares, que trouxe para a Capital o ministro da Educação Milton Ribeiro, escancarou a atitude negativa do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa. No dia alusivo à incessante busca feminina por direitos, ele tomou o espaço que seria destinado à fala de Mara Caseiro no evento, para exaltar o atual presidente da república. "O governo federal é o presidente Jair Bolsonaro, então a ele devemos agradecer", disse na oportunidade

No mesmo em que viu Mara perder o local de fala, em entrevista mais cedo, ao programa Tribuna Livre, a senadora Simone Tebet que não foi citada no balanço da ALEMS sobre o evento, cobrou visibilidade feminina no cenário, sendo esse o maior desafio das mulheres na política. 

Mara Caseiro foi a proponente da realização de uma sessão solene, semipresencial, no dia 08 de março, para entregar o troféu Celina Jallad, seguindo todos os protocolos de biossegurança na Assembleia Legislativa. A honraria foi dedicada às mulheres em diversas áreas, que atuam no enfrentamento da Covid-19. 

"Essa sessão solene integra a Campanha Assembleia Lilás, que fala do Desafio Feminino na Atualidade. É muito representativa em função do momento que estamos passando, a pandemia que mudou todos os nossos hábitos e nossa vida, transformou a nossa sociedade, temos que ficar distantes, no isolamento, prezando a vida", disse a deputada na ocasião. 

Foram homenageadas pela ALEMS: Christinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, Ludelça Dorneles dos Santos Ledesma, Sonia Regina da Silva, Juliana da Silva Minna, Nicole Ramos de Arruda, Renata Alves dos Santos Barrios, Lidia Aguilar Leite, Ana Christina Wanderley Xavier, Elzi Garcia Salgado, Patrícia Damaceno de Souza, Mirela Ustulin e Santos, Maria Helena Nicoloso Bonotto, Ana Cristina Carneiro Dias, Debora Fernanda Dias, Mariana Trindad Ribeiro da Costa Garcia Croda, Neiva Regina Rocha, Dra Karla de Fátima Moreira Leal, Dra. Maria Auxiliadora Budib, Melissa Cristina Bento Brandolis, Dra Márcia Maria Ferrairo Janini Dal Fabbro, Denize de Barros Dodero, Ely Silva de Oliveira Semmeiroth, Mariza Fátima Gonçalves e Luiza Helena Bernardes Al-Contar.

**Com informações da Agência ALEMS