19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

ELEIÇÕES 2022

Marquinhos elabora projetos às famílias que dependem da pesca no Pantanal

Pré-candidato criticou ações tomadas para "agradar grupos"

A- A+

O pré-candidato do PSD ao Governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad, se reuniu com pescadores para elaboração de projetos que atendam a categoria. Trabalhadores relataram o sofrimento com a falta de estrutura para sustento da família, que padece, principalmente no período de proibição da pesca.

“Hoje, as legislações vigentes não condizem com a necessidade destas famílias, que enfrentam muita dificuldade para ter o que comer. Como o pescador vai sobreviver sem pescar, se ele vive da pesca? Precisamos preservar o meio ambiente e as espécies sim, mas também cuidar desta população que depende da pesca para o sustento da família”, explicou Marquinhos.

Pescadores enfrentam dificuldades principalmente no período defeso, quando a pesca é proibida. “Não recebem uma cesta básica como apoio neste período. São cinco meses sem saber se terão o que comer no dia seguinte. Na colônia eles não têm um barco para atender um ribeirinho em caso de emergência. Esta população está abandonada e precisa de apoio do Estado”, argumentou.

Marquinhos criticou mudanças que muitas vezes são feitas para agradar grupos, sem ouvir todos os setores. “A legislação não pode ser feita pensando em agradar um grupo. Tem que ter este cuidado com quem sobrevive desta atividade. São pessoas que vivem da pesca há 20 anos e certamente não desejam que seus filhos sigam nesta atividade e enfrentem as mesmas dificuldades. Vamos ouvir todos ”, pontuou.

O pré-candidato defendeu mudanças e participação efetiva do Estado, com políticas públicas que atendam a categoria. “Nós vamos ouvir e junto com os pescadores encontrar a melhor forma de continuar preservando o meio ambiente e espécies, mas garantindo renda para os pescadores. Criar um plano de assistência geral aos pescadores profissionais durante o período de defeso, com assistência alimentar e de necessidades básicas”, concluiu.