24 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Educação

Matrícula digital facilita planejamento das famílias, diz Reinaldo

A- A+

Pelo segundo ano consecutivo a matrícula de alunos na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE) será digital. Nesta segunda-feira (7) teve início o período de pré-matrícula para os estudantes, prazo que segue até 6 de janeiro. Para marcar a abertura do processo, o governador Reinaldo Azambuja e a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, se reuniram na governadoria com representantes da sociedade e do setor educacional. “Com o recurso da matrícula digital estamos utilizando o que a tecnologia nos propicia: a facilidade e o planejamento para as famílias”, disse Reinaldo.

No ano passado todas as 365 escolas estaduais dos 79 municípios do Estado passaram a utilizar o sistema da Matrícula Digital, sendo que em 2016 foram 270 mil alunos atendidos pela REE, desde a educação básica até o ensino profissionalizante. “Estamos levando a era digital para a população, trabalhando os benefícios que ela traz com os pais e responsáveis pelos alunos”, falou a secretária Maria Cecília.

Para o governador Reinaldo, além de facilitar o planejamento familiar, o uso da tecnologia nas escolas é oportunidade de discussão do modelo educacional. “De debater a Educação que temos e a Educação podemos oferecer”, disse. “A evolução acontece diuturnamente, e precisamos acompanhar esse processo para melhorarmos a qualidade educacional em nosso Estado”, explicou.

Reinaldo ainda recordou avanços obtidos no setor em Mato Grosso do Sul desde o início da atual gestão, como a conquista do maior piso salarial de professores no Brasil e o aumento da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – que mede a qualidade da educação, e destacou novos investimentos para o ano de 2017 que passam de R$ 1 bilhão. “A Educação vive um momento conturbado no País. São 18 estados com escolas ocupadas por falta de diálogo com os jovens e alunos. Aqui em Mato Grosso do Sul é diferente, temos um trabalho em equipe baseado em diálogo e conversas com estudantes, famílias e educadores, discutindo a escola que queremos e conquistando avanços importantes”, analisou.

Matrícula Digital

Para o ano letivo de 2017, a pré-matrícula da Rede Estadual poderá ser feita entre os dias 7 de novembro de 2016 e 6 de janeiro de 2017, de forma rápida e segura, via internet, pelos endereços eletrônicos: www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br. O acesso pode ser feito a qualquer hora, de qualquer lugar, utilizando um computador, tablete ou smartphone.

Para quem perder esse prazo, o segundo período vai de 23 de janeiro de 2017 a 27 de janeiro de 2017. A pré-inscrição é para estudantes concluintes do 9º ano em escola que não ofereça o ensino médio; estudantes de escola estadual que não ofereça a série subsequente; estudantes novos; estudantes que desejem mudar de escola; estudantes desistentes.

No dia 20 de janeiro de 2017 os candidatos inscritos na primeira etapa deverão consultar as escolas da Rede Estadual ou os sites de matrícula para saber para qual escola foram designados, e assim efetuar a matrícula, de 23 a 27 de janeiro de 2017, munidos dos documentos exigidos na ficha de inscrição. A segunda designação sairá no dia 3 de fevereiro, para inscritos entre 23 e 27 de janeiro, com matrículas realizadas entre 6 e 10 de fevereiro de 2017.

Caso a matrícula não seja efetuada no prazo estipulado a vaga será destinada a outro candidato. Lembrando que não estará assegurada a vaga para o interessado quando as informações fornecidas na inscrição não corresponderem à documentação apresentada no ato da matrícula.