23 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

MDA entrega 64 caminhões para auxiliar na agricultura familiar de 64 municípios

A- A+

O MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), entregou hoje, 64 caminhões basculantes para municípios de Mato Grosso do Sul, com recursos da segunda fase do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) durante uma solenidade na Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul). Cada cidade recebeu um caminhão.

De acordo com o diretor do MDA, João Grandão, a entrega dos caminhões complementa os compromissos feitos pelo governo federal em atender a agricultura familiar. “Esse programa é de extrema importância porque atende a agricultura familiar com maquinários, já entregamos retroescavadeiras, motoniveladoras e agora esses 64 caminhões para municípios de até 50 mil habitantes que tem dificuldade de adquirir esse maquinário por ter um preço elevado”, explica o diretor.

João destaca ainda que os caminhões servem para carregar carga de frango, cascalho, mercadorias que podem ser acopladas na caçamba. “Os caminhões servem para carregar diversas coisas e gera renda para os agricultores. Agrega valores e ajuda os municípios, mas não atende só o pequeno produtor e sim a agricultura”.

O evento contou com a presença do prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), dos prefeitos dos municípios contemplados pelo programa e da bancada federal do Estado e deputados estaduais como Jerson Domingos (PMDB), Lidio Lopes (PEN) e Junior Mochi (PMDB).

Cada veículo entregue aos municípios custou R$ 300 mil e segundo o presidente  da Assomasul, o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), a entrega é uma prova de que o Estado necessita de parcerias para se desenvolver. “O momento é de unir forças, pois essa parceria com a bancada federal ajuda na agricultura familiar e no conserto de vias públicas”.

O senador Delcídio do Amaral (PT) fez questão de relembrar que todos os recursos tiveram início com uma emenda apresentada por ele e pelo senador Waldemir Moka (PMDB), resultando em um pacote. “Nosso objetivo era vencer os desafios e conseguimos, nosso Estado é o primeiro a contemplar todos os municípios”, ressalta o senador.

Dany Nascimento