29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Meta de governadores é efetivar reforma do Estado e promover inovação educacional

A- A+

Projetos comuns aos estados que integram o grupo do Brasil Central foram destaque na reunião ocorrida hoje (2), em Campo Grande com governadores  de Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Roraima, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Entre as metas definidas está o pacto pela reforma do Estado, que segundo o governador de Goiás, Marconi Perillo  visa  discutir melhor os problemas que paralisam o desenvolvimento do país como o rombo à previdência, estabilidade no emprego público, reforma tributária, educação, entre outros. “É um aprofundamento de discussões que  resolvam  problemas estruturais que estão no país”, disse.

Como forma de promover o desenvolvimento regional, os governadores também estão viabilizando o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento. De acordo com o governador de  Roraima Confúcio Moura, a iniciativa tem como propósito  mediar a situação  de crise instalada no país. “Somos estados que tem o PIB [Produto Interno Bruto] positivo. Isso que estamos fazendo é algo inovador e servirá de exemplo  pra o Brasil”, frisa. Para efetivar as proposições do Brasil Central, está sendo discutida avanços para educação, e qualificação  da gestão pública que está em processo de estruturação final.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o projeto que prevê o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento já foi enviado a Assembleia Legislativa no último dia 29 de setembro. A proposta está prevista para entrar na pauta de votação na próxima semana. “ Quatro estados já aprovaram  a proposta. Falta Mato Grosso do Sul e Brasília. As assembléias estão aprovando o consórcio por unanimidade porque sabem que é um projeto sério”, disse Azambuja.

O texto final do Estatuto do Consórcio e do contrato de rateio inicial foram definidos hoje por procuradores do Estado.  Os documentos serão disponibilizados no decorrer deste mês para apreciação dos estados. Os documentos serão aprovados no próximo encontro do Brasil Central, com data a ser definida.