28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

MST/MS entrega carta à Dilmar Rousseff sobre situação indígena no Estado

A- A+

O MST/MS (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Mato Grosso do Sul) repassou uma carta relatando a situação dos conflitos de terra referentes à questão indígena em Mato Grosso do Sul, aos dirigentes do MST Nacional.

O documento foi entregue ontem à presidenta, Dilma Rousseff (PT), durante uma audiência com a presidente para apresentar as principais pautas de luta do MST para o novo governo.

De acordo com a dirigente nacional do MST/MS, Marina Ricardo Nunes, a intenção é que a presidenta tome providências emergenciais em relação às ocupações indígenas do Estado, antes que uma guerra se instaure e mais sangue inocente seja derramado.

“O sangue dos nossos irmãos indígenas está escorrendo nas terras de seus ancestrais há anos, assassinados por uma guerra que não tem fim, onde os capangas do latifúndio com suas armas de fogo sempre levam vantagem e os poderes constituídos nada fazem para resolver a situação. A maioria dos processos de demarcação estão engavetados e nada se encaminha. Clamamos por justiça e ação”, disse Marina.

Marina disse ainda que a carta entregue a Dilma Rousseff denuncia principalmente à situação que estão vivendo os indígenas de Caarapó, que estão ocupando a área tekoha Tey'i Jusu, na margem da Reserva Tey'ikue e estão cercados por capangas armados, que acampam ao lado da ocupação. Recentemente lideranças indígenas foram alvos de tiros de arma de fogo e uma indígena, Julia, de 32 anos, desapareceu do local, a denúncia dos indígenas foi de que seu corpo teria sido arrastado por uma caminhonete.

Além, do relato entregue a presidenta, o MST/MS vem realizando várias ações em prol da Demarcação de Terras Indígenas e pela Reforma Agrária Popular no Estado. A rodovia BR-262, no trecho que liga o município de Terenos a capital Campo Grande, amanheceu totalmente paralisada ontem, foram cinco horas de protesto e mais de oito quilômetros de congestionamento.

Amanhã, lideranças políticas de MS, dos movimentos sociais e sindicais estarão em Brasília, em reunião com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para entregar o mesmo relato e exigir uma ação da União.

Dany Nascimento