29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

CLIMA INTENSO

Municípios em "emergência" por danos da chuva terão acesso à recursos federais

Nelsinho Trad relata no Senado os estragos dos ventos que atingiram Mato Grosso do Sul na última semana

A- A+

No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) aproveitou para relatar os estragos causados pelos vendavais em Mato Grosso do Sul na última semana. 

Conforme apontado pelo senador ontem (19.out.2021), ao menos 18 municípios foram atingidos nos dias 14 e 15, no evento de proporções climáticas que registrou ventos de até 98km/h. Os reflexos do vendaval se estenderam durante a semana, com suspensão das aulas da rede municipal na Capital e uma centena de árvores derrubadas com a força dos ventos. 

Nelsinho comentou ainda os danos no sistema de abastecimento de energia elétrica. Segundo Agência Senado, ele disse que a Energisa está seguindo um plano de contingência intensificado para resolver os problemas.

"A concessionária está trabalhando com dez vezes mais equipes para restabelecer os serviços em áreas onde ainda falta energia, inclusive com reforço vindo de outros estados. Foram registrados mais de 5,5 mil locais com interrupções relacionadas ao temporal. Esse temporal provocou 20 vezes mais ocorrências em comparação com os dias normais. A rede elétrica foi prejudicada por inúmeras quedas de árvores, rajadas de ventos, elevado número de descargas atmosféricas, defeitos de altíssima complexidade, com quedas de postes e rompimentos de cabos. Os trabalhos são demorados, pois é necessário reconstruir centenas de trechos de redes afetadas, garantindo também a segurança de quem ali trabalha", apontou o senador.

EMERGÊNCIA

Governo de Mato Grosso do Sul criou um grupo de trabalho, na intenção de mapear áreas rurais mais afetadas. Nelsinho lemnbrou que esse governador poderá celebrar convênios com as prefeituras para a compra de materiais, aguardando a publicação dos decretos de situação de emergência de cada município atingido para ter acesso a recursos federais.