16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Indicação PMDB

Na contramão de cortes, Tânia Garib ganha mais espaço e vai gerenciar super secretaria

A- A+

Desde terça-feira (29) quando PMDB anunciou rompimento com Governo, a presidente Dilma Roussef (PT) deu início a um processo de corte e tem exonerado diversos indicados do partido para cargos de confiança em ministérios e secretarias. Nesta sexta-feira (1), só no Ministério da Agricultura, foram demitidos 220 indicados pelo PMDB.

Porém, em meio à onda de cortes do Governo, a sul-mato-grossense, Tânia Garib, foi poupada e mais que isso ganhou espaço. A ex-secretária de trabalho e assistência social do governo de André Puccinelli (PMDB) foi indicada, em 2015, para assumir a Secretaria de Mobilidade Social pelo senador Waldmir Moka (PmDB), absorveu as funções de Caio Rocha, que era responsável pela Secretaria do Produtor Rural e Cooperativismo. Rocha pediu demissão nesta sexta e a secretaria foi extinta.

Com isso, a secretaria de Tânia - agora de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo -, que tinha apenas dois departamentos, ficou com quatro. A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que era um órgão subsidiário do Ministério, também sofreu mudança e foi transformada em um desses departamentos da nova secretaria.

Outra mudança é quanto à Secretaria da Pesca, ocupada por Marlon Carvalho Cambraia, indicado do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). A pasta deve ser uma das mais afetadas: de 312 cargos de confiança, passará a ter apenas 87, um corte de 72,12% no quadro de funcionários de confiança ou com função. A secretaria, que já foi ministério e recentemente foi absorvida pela Agricultura após escândalos de corrupção, tinha 27 superintendências, além das cadeiras que ocupa na Esplanada do Ministérios.

Com esse ajuste, fontes avaliam que Kátia Abreu aproveitará as mudanças para reforçar a área de Defesa Agropecuária, considerada por ela uma prioridade. Nas próximas semanas, o Ministério deve divulgar os nomes dos que ficarão no quadro funcional.