18 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Política

Governo inaugura no Centro local de exames para tirar habilitação

Exames que antes eram feietos no Detran, na saída para Rochedo, foram transferidos para a região Central

A- A+

O Governo de Mato Grosso do Sul inaugurou hoje (14. abril) a Central de Exames Maria Solange Félix e Silvio Haddad, no Pátio Central de Campo Grande. O governador Reinaldo Azambuja esteve presente na inauguração do local, que acolherá realização de Exames à primeira habilitação.

Serão feitas na Central: exames de aptidão física e mental, perícia psicológica e médica (especial aos candidatos à primeira habilitação), renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mudança de categoria e reabilitação de condutores e permissionários.

"É um espaço muito mais amplo. Nesses tempos de pandemia dá mais conforto, segurança e tranquilidade a todos os usuários. Está mais próximo das pessoas e consegue praticamente dobrar o número de atendimentos", explicou o governador Reinaldo Azambuja.

O prédio tem 761 metros quadrados no 3º andar do Pátio Central, abrigando nove salas de atendimento médico e seis para atendimento psicológico.

Azambuja contou que o diretor-presidente do Detran, Rudel Espíndola Trindade Junior, apresentou no ano passado a ideia de transferir os serviços para o centro de Campo Grande. A sugestão foi aprovada pelo próprio governador e pelo secretário Eduardo Riedel, que na época comandava a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica.

"O Detran estava com espaço restrito em relação ao volume de pessoas que buscam esse serviço e é fundamental que esteja centralizado, em um espaço de qualidade onde as pessoas tenham conforto, segurança para realizar exames médicos e psicológicos. O Detran ganha essa nova área, que é um serviço de qualidade sul-mato-grossense. Está de parabéns, o Detran. Ao passo que também aumenta o serviço digitalizado, ele consegue, presencialmente, oferecer conforto, velocidade e agilidade", disse Eduardo Riedel.

Rudel Trindade Junior explicou que o novo espaço vai permitir dobrar a capacidade de atendimento. "Nós concentramos em um espaço só exames médico e psicológico, em uma área central de Campo Grande, com facilidade de acesso, de estacionamento e que nós vamos receber aqui, com atendimento de qualidade, 500 pessoas por dia". O novo espaço fica ao lado da Agência Geraldo Garcia, possibilitando que em um mesmo local seja possível resolver questões relacionadas à documentação do veículo.

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Sergio Murilo, avaliou que a população vai ter um atendimento melhor. "Esse é um espaço amplo, agregamos uma área grande, e isso vai ao encontro da necessidade da população. Essa é a função do governo: fazer uma melhor entrega para a população. Esse é o propósito do Detran, juntamente com o seu presidente e o governador Reinaldo Azambuja".

 

 

 

 

HOMENAGEM

O nome da nova Central de Exames homenageia dois profissionais que fazem parte da história do Departamento: a psicóloga Maria Solange Félix e o médico Silvio Haddad, especialistas em psicologia e medicina do tráfego. 

Maria Solange acreditava que a psicologia poderia contribuir na disseminação de uma cultura de paz no trânsito, do respeito à cidadania e da solidariedade entre as pessoas. Ela atuou no Detran de São Paulo e de Mato Grosso do Sul e foi diretora-científica da Associação Brasileira de Educadores de Trânsito. Solange também foi membro da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Silvio Haddad era membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Foi diretor-científico da Associação Brasileira de Perícias Médicas e Medicina Legal de Mato Grosso do Sul, diretor-presidente da Abramet-MS (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego de Mato Grosso do Sul) e diretor-técnico responsável pelo Centro de Atendimento Médico Pericial do Estado.