18 de abril de 2024
Campo Grande 16ºC

ELEIÇÕES 2022

Nova pesquisa: a 5 meses da eleição, Lula lidera com 44% de votos

Bolsonaro é o 2º colocado, em terceiro lugar, está Ciro Gomes

A- A+

A 5 meses das eleições de 2022 no Brasil, a Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira (6.mai.22) pelo UOL confirma a preferência dos brasileiros pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que segue liderando a corrida presidencial com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada, o cadaidato de extrema-direita Jair Bolsonaro (PL) é o 2º colocado, com 31%, segundo a pesquisa. Eis a íntegra da pesquisa. 

A pesquisa estimulada ocorre quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. 

Em terceiro lugar, está Ciro Gomes (PDT), com 8%. Na sequência, aparecem João Doria (PSDB), que acumula 3% das intenções de voto, e André Janones, com 2%. Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe dÁvila (Novo) estão empatados, com 1%. José Maria Eymael (PDC), Vera Lúcia (PSTU) e Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram nesta pesquisa.

Veja abaixo: 

Nas projeções para segundo turno, Lula mantém a liderança sobre os demais candidatos em todos os cenários testados. Contra Bolsonaro, o petista teria 54% dos votos e o presidente, 34%. Em um suposto segundo turno com Ciro Gomes, Lula registra 52% contra os 25% do ex-ministro. Na disputa contra Doria, Lula pontua 55% e o tucano, 19%.

No levantamento, foram entrevistadas mil pessoas entre os dias 2 a 4 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-03473/2022.

A área física de realização da pesquisa é o Brasil: 8% das entrevistas serão realizadas no Norte, 27% no Nordeste, 43% no Sudeste, 7% no Centro-Oeste e 15% no Sul. Os municípios serão informados após a realização das entrevistas.