20 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Novo ministro da Fazenda aposta em ajuste fiscal para retomada de crescimento econômico

A- A+

Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa afirmou nesta sexta-feira (18) que esforços para o ajuste fiscal devem continuar para estabilizar a economia e promover sua recuperação. Barbosa assumiu a pasta nesta sexta, no lugar de Joaquim Levy. “O compromisso com a estabilidade fiscal se mantém o mesmo. O volume de cortes e despesas discricionárias deve atingir R$ 78,5 bilhões. Em 2016, esperamos gastar o mesmo que gastamos seis anos atrás. Esse fato já mostra o nosso compromisso [com o ajuste]”, disse Barbosa.

Segundo novo ministro para que crescimento da economia aconteça é necessário  realização de ajustes  fiscais. “Temos adotado também várias medidas de gestão para otimizar o gasto público. [O trabalho] continua sendo promover o reequilíbrio fiscal. Somente com a estabilidade fiscal é que teremos um desenvolvimento sustentável”, afirmou o ministro.

A alteração de titulares da pasta foi anunciada pelo Palácio do Planalto, por meio de nota à imprensa, nesta sexta-feira, após uma semana conturbada no Congresso Nacional, onde estiveram em votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Plano Pluriananual (PPA) e o Orçamento de 2016. De acordo com o comunicado, Dilma agradeceu Levy e elogiou o trabalho do ministro.