26 de fevereiro de 2021
Campo Grande 34º 22º

SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA

"Olhar municipalista é fundamental para o desenvolvimento", diz Eduardo Riedel

Motoniveladoras entregues pelo Estado potencializam a agricultura familiar, dizem prefeitos

“O olhar municipalista é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, disse nesta terça-feira (23.fev), o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel. As 28 motoniveladoras entregues pelo Governo do Estado nesta semana, em benefício de 43 municípios sul-mato-grossenses, são um exemplo desta estratégia.

Com investimento aproximado de R$ 14 milhões, as máquinas foram adquiridas com recursos estaduais e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), empenhados pelos deputados federais licenciados Geraldo Resende e Tereza Cristina; pelo deputado federal Luiz Ovando; e pelo senador Nelson Trad Filho.

Eduardo Riedel reforçou o perfil municipalista do Governo do Estado e destacou a harmonia do Executivo com os demais poderes e as prefeituras. "A boa política gera frutos para a sociedade. Essas entregas de motoniveladoras são exemplos do trabalho que temos feito em parceria", avaliou.

As máquinas serão utilizadas na manutenção e conservação de estradas vicinais. Para os prefeitos das cidades contempladas, os maquinários melhoram a infraestrutura rural e potencializam a atividade da agricultura familiar. "São pelas estradas vicinais que a produção dos pequenos agricultores é escoada. Com a motoniveladora, vamos melhorar o transporte dos produtos até as cidades e ter condições de estradas transitáveis", disse o prefeito de Sonora, Enelto Ramos, que é presidente do Cointa, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari - que reúne os municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Prefeito de Porto Murtinho e presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema), composto por 16 municípios, Nelson Cintra destacou que a motoniveladora alavanca a agricultura familiar.

“Nós assumimos o Cidema há pouco tempo e já começamos com o pé direito. Vamos receber esta motoniveladora que vai ajudar muito os municípios que fazem parte do consórcio. Ela vai se somar com mais três máquinas que estão em Jardim”, descreveu o prefeito. Ele explicou que será definido um programa para o uso destes equipamentos. “Eles (maquinários) serão usados de forma democrática entre as cidades que fazem parte do grupo”, explicou.

Fazem parte do Cidema as cidades de Anastácio, Aquidauana, Antônio João, Bonito, Bodoquena, Camapuã, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Maracaju, Miranda, Rio Negro, Rochedo, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sidrolândia.

MUNICIPALISMO

O prefeito de Nioaque e presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Valdir Couto de Souza Júnior, também elogiou o apoio do governo estadual para o setor da agricultura familiar. “Esta entrega mostra que o governador (Reinaldo Azambuja) tem um olhar municipalista e vem fazendo investimentos efetivos nos municípios”, pontuou.

Valdir Júnior ressaltou que além dos maquinários, em breve os municípios vão receber novos ônibus escolares e implementos agrícolas, mostrando o trabalho do governo na infraestrutura do Estado. “É uma satisfação tanto como presidente da Assomasul, como prefeito de Nioaque, pois lá na cidade vai ajudar nos assentamentos, aldeias e quilombolas. Irá potencializar a agricultura familiar e ajudar no escoamento da produção”, disse.

MAIS MÁQUINAS

Ao entregar as motoniveladoras, o governador Reinaldo Azambuja anunciou a aquisição de outros 1.196 maquinários e implementos agrícolas em benefício de pequenos produtores, assentados, comunidades indígenas e quilombolas. Ele disse que os equipamentos serão comprados com recursos próprios do Governo do Estado e de emendas da Bancada Federal.

"Todas as 79 cidades do Estado receberão máquinas e equipamentos - e apoio para a agricultura familiar na recuperação de estradas vicinais, que melhoram a trafegabilidade e o escoamento da produção. Essa é mais uma grande parceria que construímos", anunciou o governador.

Reinaldo Azambuja destacou a cooperação dos deputados federais e senadores no aparelhamento do setor produtivo. Ele lembrou que o trabalho em conjunto tem gerado frutos para Mato Grosso do Sul. "Governar é construir parcerias e ações. Tomamos atitudes necessárias ao longo dos anos e hoje temos capacidade de fazer esses investimentos beneficiando a população", emendou o gestor.