16 de abril de 2021
Campo Grande 32º 20º

Política

Parceria do município reativa frigorifico que estava fechado há três anos em Maracaju

Parceria do município reativa frigorifico que estava fechado há três anos em Maracaju

Unidade pode gerar até 150 empregos diretos e indiretos ao município.

Voltou a funcionar no último mês em Maracaju o Frigorífico que estava inativo há quase três anos. A indústria já chegou a atuar na cidade por duas vezes, mas por diversos problemas acabou sendo desativado.

Hoje a unidade pode comercializar seu produto para todo o estado, pois possui o Serviço de Inspeção Estadual, mas o objetivo é que em breve possa ser comercializado em nível nacional, por isso, o prefeito em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente por meio do secretário Agadir Mossmann, firmou um convênio com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), cedendo temporariamente um médico veterinário concursado do município para prestar serviço ao órgão, a fim de agilizar esse processo.

"A unidade tem capacidade de abater até 400 cabeças de gado por dia e pode gerar até 150 empregos diretos e indiretos ao município. Nossa expectativa é que em breve a indústria tenha o SISBI (Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para poder comercializar para todo o país.", afirma o médico Veterinário Rodrigo Olegário Ferreira.

O empresário Rodrigo Rodrigues arrendou a estrutura da indústria que agora se chama frigorifico RRX, o mesmo está funcionando com capacidade mínima, hoje são feitos em torno de 40 à 60 abates por dia, com a unidade operando entra em prática os programas de autocontrole que serão auditados pela Iagro para conseguir o SISBI. 

O Frigorífico sempre foi uma das prioridades para o prefeito Marcos Calderan que visitou a planta antes mesmo de assumir o mandato. "Esta parceria do município para a ativação da indústria é uma grande contrapartida, hoje 90 pessoas já trabalham na unidade que tem a capacidade de gerar mais de 150 empregos. Estamos melhorando as estradas que dão acesso ao frigorifico e vamos ouvir as demandas para melhorar ainda mais o funcionamento desta empresa tão importante para a nossa cidade", disse o prefeito.