24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Parlamentares alertam para prevenção ao câncer em sessão da AL

Hoje é o dia de combate ao câncer, e deputadas alertam a população para que realizem exames preventivos

A- A+

 As deputadas estaduais Antonieta Amorin (PMDB) e Mara Caseiro (PT do B), participaram da sessão da Assembleia Legislativa na manhã de hoje, com um acessório a mais na vestimenta. As deputadas estavam, em ato simbólico, com um lenço na cabeça, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Para as parlamentares é de extrema importância esse dia, já que atos de conscientização aos homens e mulheres podem fazer com que a doença seja prevenida ou descoberta ainda no início. “Os agentes políticos devem entender que a saúde deve ser prioridade  e é obrigação trabalhar em prol da saúde”, disse a peemedebista.

Já, Mara Caseiro contou à reportagem que enfrentou no ano de 2006 um câncer de mama, realizou radioterapia e quimioterapia durante seis meses. “O processo deixa a gente assustada, mas é importante a maneira que vai enfrentar. Eu enfrentei com alegria, determinação e fé”, disse.

Para a parlamentar o seu ato e de Antonieta chama atenção da importância da prevenção. “Os hábitos diários e a falta de ir aos médicos também são responsáveis pela doença. Se pode evitar, porque não fazer?” questionou.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de oito milhões morrem.

No Brasil, o Inca estima em 580 mil casos novos da doença para 2015. Se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que duas a três das vítimas vivem nos países em desenvolvimento.