16 de abril de 2021
Campo Grande 32º 20º

Política

Parlamento Jovem Brasileiro realiza audiências virtuais nesta semana

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Alunos estão em pé à frente do prédio do Congresso Nacional. No chão, há bandeiras de seus estados
Participantes do Parlamento Jovem reunidos na edição de 2019; neste ano as atividades são remotas

Começam nesta semana as audiências públicas da edição 2020 do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Os participantes vão discutir com especialistas temas como combate ao racismo e preconceitos; o desenvolvimento cívico e emocional de adolescentes no sistema socioeducativo e a situação de moradores de rua.

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados desde 2004 no qual os estudantes selecionados simulam uma jornada parlamentar, atuando como autores e relatores de propostas legislativas. O objetivo é que eles aprendam como se organiza a democracia representativa e compreendam a importância da participação e do controle social.

Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a Casa implantou um conjunto de ferramentas digitais a plataforma PJB Participe para ampliar a participação popular no programa. As novas ferramentas são semelhantes às desenvolvidas para o portal e-Democracia da Câmara.

Na página da plataforma, entre outras ferramentas, o Wikilegis permite opinar sobre os projetos e propor alterações; o Expressão é um fórum para troca de ideias com os parlamentares jovens, onde qualquer pessoa pode deixar um comentário ou sugestão; e o Propostas PJB reúne os projetos apresentados pelos estudantes selecionados na edição do ano.

Da Redação - ND