28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

XP/IPESPE

Pesquisa crava vitória de Lula, cai confiança nas Formas Armadas e 50% acha Bolsonaro 'péssimo'

Rodada de junho da pesquisa XP/Ipespe registra continuidade na trajetória de alta da avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro

A- A+

Luis Inácio Lula da Silva será o novo presidente do Brasil em 2022, é o que mostra a pesquisa XP/Ipespe de junho, onde o ex-presidente avançou três pontos desde o último levantamento, chegando a 32% das intenções de voto no primeiro turno, contra 28% de Jair Bolsonaro, que caiu um ponto.

Se a eleição for para segundo turno, não sendo o que mostram as pesquisas, mas se for, Lula já tem nove pontos de vantagem sobre Bolsonaro. Lula cresceu de 42% para 45% das intenções de votos. O atual presidente caiu de 40% para 36%.

A Xp/Ipespe diz que 50% consideram a administração federal ruim ou péssima, um ponto percentual a mais que no levantamento de maio. O número é o pior desde o início do governo.

Apesar disso, saltou de 26% para 29% os que acreditam que a economia está no caminho certo.

Quem perdeu confiança foi as Formas Armadas, em dezembro de 2018, 70% disseram confiar nas Forças Armas, hoje, porém, apenas 58% disseram confiar na instituição. Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. (Eis a íntegra da pesquisa).