19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Pesquisas apontam ampla vantagem de Geraldo Resende na disputa pela prefeitura de Dourados

A- A+

Embora falte mais de um ano para eleições municipais de 2016, diversos partidos em Mato Grosso do Sul estão se mobilizando e realizando pesquisas internas para estudar a viabilidade de cada um de seus pré-candidatos.

Com 200 mil e em localização estratégica, Dourados, segundo maior município do Estado, é, depois da Capital, a menina dos olhos de todo partido. Hoje no comando do desgastado prefeito Murilo Zauith, do PSB, a cidade carece, e as legendas sabem disso, de um nome forte com representativa junto ao meio político e também de bom relacionamento com setores empresariais, em especial com agronegócio, principal força da economia da região.

Recente pesquisa divulgada por jornal local Diário MS aponta quatro cenários de disputa. Em todos eles, o deputado federal pelo PMDB, Geraldo Resende lidera com folga. Na primeira, aparece com 37,7% das intenções de votos, seguido pelo deputado estadual Zé Teixeira (DEM), com 17%; Keliana Fernandes (PPL), 11,2%; Barbosinha (PSB), 7,2%. Na lanterna, está o ricaço Adão Parizoto (PDT), que até tentou se viabilizar perante à população, mas não emplacou e tem apenas 1% da intenção de votos e, por fim, Damião Duque (PT), 0,8%.

?A candidatura de Geraldo tem sido fortalecida não só pelos douradenses, mas também pela cúpula do PMDB. O deputado federal Carlos Marun (PMDB), vice-líder do PMDB na Câmara de deputados, defendeu na última segunda-feira, publicamente, a candidatura de Geraldo para a prefeitura de Dourados. Marun considerou a candidatura de Geraldo a mais competitiva entre os possíveis postulantes ao cargo de prefeito do município.

Geraldo também já angariou apoio do deputado estadual Barbosinha, que é d PSB, mas tem se reunido com o peemedebista para tratar de assuntos de interesse de Dourados. 

Outra pesquisa, realizada pelo instituto Ícone, de Campo Grande, aponta o deputado Geraldo Resende na liderança com 37,7%. Na consulta referente a candidatos do PMDB, Resende lidera com 36%, a vereadora Délia Razuk vem em segundo lugar com 21,5% e o ex-deputado Marçal Filho em seguida, com 16,3%.