20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Mapa do Impeachment

Placar mostra que maioria dos deputados é a favor do impeachment

A- A+

O placar do impeachment no Congresso não está favorável à presidente Dilma Rousseff. De acordo com a plataforma Mapa do Impeachment, produzida pelo movimento antigoverno Vem Pra Rua, o número de deputados que apoiam impeachment é de 248 votos, 119 são contrários e 145 estão indecisos. 

Há um mês, quando a ferramente foi lançada, o placar era bem diferente: 150 deputados eram favoráveis ao impeachment, enquanto 129 eram contrários e 234 eram identificados como indecisos, ou seja, os dados mostram que dos 89 deputados que se decidiram sobre o impeachment, pode-se dizer que praticamente todos se posicionaram a favor da deposição da presidente.

Para permanecer no cargo, Dilma precisa de pelo menos 172 votos contrários ao impeachment no Plenário da Câmara. A presidente, entretanto, está confiante que vai conseguir“Eu tenho convicção de que teremos os votos necessários”, disse.

Se o impeachment foi aprovado na Câmara Dilma vai ter que conquistar votos no Senado, onde a decisão será contabilizada por maioria simples, ou seja, dos 81 votos da Casa, Dilma precisa de pelo menos 41. O placar do Mapa do Impeachment mostra que 35 senadores são a favor, 25 contrários e 21 indecisos.