18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Plenárias e agendas da pré-campanha exigem fôlego de coordenação petista

A- A+

Com a realização de dezenas de plenárias temáticas, debates e reuniões que fornecem os subsídios para o diagnóstico do programa de governo, os preparativos da pré-campanha do senador Delcídio Amaral estão em ritmo intenso e reforçado. Escolhido para coordenador geral da campanha, o suplente do senador, Pedro Chaves dos Santos Filho, realça a qualidade e as minúcias do planejamento que vem sendo executado para garantir um programa democrático, participativo e o mais realista sobre a situação e as perspectivas de Mato Grosso do Sul.

No final da semana passada, a equipe do programa de governo do PT realizou várias plenárias com ampla participação da sociedade, representada em seus vários segmentos, e técnicos de renome internacional, como os pesquisadores e especialistas convidados para palestras e debates nas áreas de Ciência, Inovação Tecnológica e Meio Ambiente.

Na sexta-feira, 9, duas plenárias mobilizaram debatedores e especialistas. No anfiteatro da Mace, diante de autoridades políticas, reitores de três universidades, estudantes e profissionais liberais aconteceu a plenária “Ciênxia e Inovação Tecnológica: Caminhos da Modernidade em Mato Grosso do Sul”. Desfilaram com palestras instigantes, experiências e abordagens qualificadas o mestre em Economia Marcos Formiga, graduado em Educação Internacional pela Universidade de Londres e secretário-geral-adjunto do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia; o doutor em Ciência da Comunicação, com mestrado em Information Science na Universidade de Tecnologia de Loughborough (Inglaterra), Antonio Miranda; o doutor em Filosofia e Ciência da Computação, Mamede Lima Marques; o especialista em Gerência de Projetos de Engenharia de Software, com graduação em Comunicação Social, Átila Pessoa Costa; e o arquiteto e urbanista José Gleidson Dantas da Cunha, mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação e em Monitoramento e Políticas Urbanas.

No mesmo dia, no Plenarinho Oliva Enciso, da Câmara de Vereadores de Campo Grande, o diretor-técnico da Fundação “O Boticário”, Miguel Milano, fez a palestra sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. Milano é uma das figuras mais respeitadas no meio e comanda uma das instituições de ponta no cenário ambiental das Américas. A Fundação, criada em 1990, já apoiou 700 projetos e investiu mais de US$ 4 milhões em iniciativas de preservação e educação ambiental. Criou há dois anos o parque de Salto Morato, no Paraná, reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco.

AGENDA CHEIA – Para esta semana, além do debate sobre Direitos Humanos realizado hoje (terça-feira, 13), no anfiteatro da Mace, estão confirmadas as seguintes plenárias: sexta-feira, 16,“Agricultura Familiar”, a partir das 9h, no Assentamento Itamaraty, em Ponta Porã;  “Turismo”, sábado, 17, às 14h, no Hotel Jandaia, em Campo Grande; domingo, 18, às 8h, “Juventude”, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Rua Maracaju). Para a segunda-feira, 19, foram agendadas duas plenárias; as de “Educação e Saúde”, às 14h, no Hotel Bahamas, em Dourados, e “Programa de Governo”, a partir das, 19h, na Associação dos Moradores da Moreninha 3.

Edson Moraes