28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

Polícia Federal prende deputado e faz busca em apartamento de governador de MT

A- A+
Governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) e deputado José Geraldo Riva (PSD)

A PF (Polícia Federal) deflagrou hoje a quinta fase da Operação Ararath que investiga um esquema de lavagem de dinheiro por meio de empresas negociadoras de crédito em Mato Grosso.

Foram presos o deputado estadual José Geraldo Riva (PSD) e o ex-secretário da Casa Civil, Eder Moraes. Agentes chegaram a fazer buscas no gabinete do governador, Silval Barbosa (PMDB), segundo agentes.

Fontes ligadas à operação afirmam que outras autoridades, do Congresso e do Judiciário, são investigadas nesta fase da operação.

Na fase anterior, deflagrada em fevereiro, policiais apreenderam R$ 126 milhões em notas promissórias e cheques. Na ocasião, a PF esteve na casa do ex-secretário Eder Moraes, que negou acusações de lavagem de dinheiro.

Os suspeitos usavam serviços de “factoring” para fazer empréstimos a pessoas físicas e jurídicas, mas não tinham autorização do Banco Central para operar. O dinheiro era movimentado nas contas dessas “factorings” e de empresas dos integrantes do esquema. Em seis anos, foram movimentados mais de R$ 500 milhões, conforme a polícia.

Riva e Moraes foram levados à sede da Polícia Federal em Mato Grosso e deverão ser encaminhados para Brasília.

Folha de São Paulo