29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Prefeitura de Vicentina beneficia empresários e quem paga é a população

O prefeito Helio Sato, atendendo à sua base aliada na Câmara Municipal, disponibiliza transporte a funcionários de empresas e quem paga é a população.

A- A+

O MS Notícias recebeu denúncia anônima de que ônibus escolares fornecidos pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) estariam transportando funcionários de empresas particulares do município de Vicentina, região da Grande Dourados, administrada pelo prefeito Helio Sato (PMDB).

Nossa equipe esteve no local e constatou que o transporte é feito por ônibus municipais, mas não os que servem atualmente aos estudantes, mas antigos ônibus que faziam o transporte escolar e que hoje servem ao município.

Não conseguimos falar com o prefeito, mas segundo o departamento jurídico da Prefeitura Municipal de Vicentina, a autorização para a utilização do veículo foi através de lei aprovada pela Câmara Municipal, e o documento de autorização foi prometido para a sexta-feira (12). O que se questiona é o fato de a Câmara ser de maioria da base aliada ao prefeito, e pelo fato de o veículo ser público, o custo do transporte de funcionários de empresa particular onerar todos os cidadãos do município que, em última análise, pagam através de seus impostos, por este transporte.

Outras indagações

A empresa Mundi Mercantil – Kagiva Ltda. usou dos benefícios fiscais do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e do município de Vicentina, como o transporte de funcionários além da doação de terreno e política fiscal diferenciada, mas o que a população teme é que repita naquele município o que projeta para a cidade de Marechal Cândido Rondon, no Oeste Paranaense, onde tem sua sede, e de onde pretende sair após se beneficiar dos mesmos incentivos e estar no limite de perdê-los.