25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Política

Prefeitura intensificará Ações de Combate a Dengue

A- A+

Prefeitura intensificará Ações de Combate a Dengue

Serviços de bloqueios químicos, como o "Fumacê" iniciam na próxima semana.

A prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de Combate à Dengue no município, devido ao crescente número de casos notificados da doença. A cidade já contabiliza 302 casos em 2021, sendo 251 apenas nos meses de março e abril.

Com isso o Departamento Municipal de Endemias vem intensificando as ações de combate ao Aedes Aegypti, realizando diversas ações com o objetivo de cortar a cadeia de transmissão do vírus, como bloqueios mecânicos com retirada de criadouros que possam acumular água, ações educativas e borrifação com equipamento costal motorizado. 

Mas a intenção é potencializar ainda mais estes serviços, por isso o Secretário de Saúde Thiago Caminha, se reuniu com o Rafael Rodrigues Silva, Representante do Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde ,onde definiram novas ações.

Do  dia 19 a 23 de Abril, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, realizará bloqueios químicos com a utilização do veículo de UBV pesado, conhecido como "fumacê". Esta Intervenção será realizada nas regiões do município com maior incidência de casos de Dengue.

Bairros com ação do fumacê: Vila Moreninha, Paraguai, Vila Margarida, Inacinha Rocha, Vila Prateada, Centro, Cambaraí, Conjunto Floripes, Porto Belo e San Raphael.

Nas demais regiões do município, os agentes continuarão realizando as ações com o equipamento de UBV Costal.

"De nada adianta a Prefeitura fazer ações como estas se não tiver a colaboração da população. É fundamental que todos cuidem do seu terreno, do seu quintal, evitem objetos que possam acumular águas, mantenha a caixa d'água fechada, não jogue lixo nas ruas, são cuidados básicos que precisamos ter no dia a dia para evitar a proliferação do Aedes Aegypt", afirmou o Secretário de Saúde.