29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Prefeitura suspende contratos com Proteco, investigada na Operação Lama Asfáltica

A- A+

A Prefeitura Municipal de Campo Grande determinou, nesta terça-feira (28), suspensão de quatro contratos que eram mantidos com a empresa Proteco Engenharia Ltda, investigada pela Polícia Federal por meio da operação Lama Asfáltica.

A decisão atende à recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) emitida ontem. A prefeitura já vinha desde dia 14 de julho, quando operação foi deflagrada, determinado abertura de sindicância para que fossem analisados contratos existentes entre o Município e as empresas investigadas. 

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Paulo Matos, em entrevista concedida a diversos veículos de imprensa, na tarde de hoje, informou que a Prefeitura se antecipou à medida solicitada pelo MPE de paralisação dos contratos. Os contratos são para prestação de serviços de tapa-buraco, manutenção de vias urbanas e de vicinais e também de reconformação de vias.

“É importante frisar que a Prefeitura se antecipou, preocupada com a transparência e em fazer justiça aos nossos contratos, mas também aos contribuintes de Campo Grande”. Para fazer a analise, foi constituída, após a determinação do prefeito, uma comissão com três procuradores jurídicos para fazer o levantamento.

O secretário também explicou que a Prefeitura estuda forma de substituir Proteco para garantir que os trabalhos executados pela empresa não sejam paralisados. 

Já em relação à Itel, outra empresa investigada na Operação Lama Asfáltica que mantém contrato com a Prefeitura, não houve nenhuma suspensão de contrato. Segundo secretário, há análise em curso sobre todos contratos. “Trata-se de um serviço específico, que envolve tecnologia, inclusive toda a administração da receita da Prefeitura e da folha de pagamento, por isso é preciso cautela para avaliar os prejuízos que a Prefeitura pode ter, para depois adotar medidas”.