24 de abril de 2024
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Projeto da bancada Cristã causa polêmica nas redes

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Ontem (31) foi aprovado na Câmara Municipal de Campo Grande um projeto que impede que os professores da educação básica abordem temas sobre orientação sexual criando obstáculos para o debate de questões sociológicas e políticas dentro de sala de aula. Ele prevê a afixação de cartazes nas salas de aulas das instituições da rede municipal.

O autor do projeto o vereador Paulo Siufi (PMDB) defende que “esses temas não precisam ser discutidos em salas de aula com crianças, essa formação tem que ser ensinada em casa pela família”. O parlamentar diz que a medida faz parte de uma parceria com o Movimento Nacional Escola Sem Partido que prioriza o papel da escola como centros de produção e difusão de conhecimento.

O projeto teve apenas dois votos contrários de Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) e de Luiza Ribeiro (PPS). Segundo Romero a proposta é absurda e ditatorial. “Eu considero esse projeto extremamente radical e um retrocesso com as questões democráticas que nós vivemos, como educador eu persigo o objetivo de fazer com que a educação seja libertadora e transformadora, e para isso ela não pode separar os indivíduos da sua realidade e sim fazer com que eles se comuniquem com ela a ponto de transformá-la. Esse projeto absurdo está cerceando o professor do direito de educação, querendo transformar a sociedade em robôs que não pensam e interpretam. Esse projeto é fruto de interesses eleitorais, porém nós estamos na câmara para pensar na população e em políticas públicas que melhorem a sociedade”, disse Romero.

Segundo o projeto o professor da rede pública municipal “não poderá se aproveitar da audiência cativa dos alunos, com objetivo de granjeá-los para esta ou aquela corrente política, ideológica ou partidária”. Ele também proíbe o professor de fazer propagandas político-partidárias no âmbito escolar e nem estimular os alunos a participar de manifestações, deixando para o que os responsáveis pela criança façam isso. O projeto gerou polêmica nas redes sócias.