28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

Política

Projeto define destinação de equipamentos médicos de hospitais de campanha

A- A+

O Projeto de Lei 594/21 inclui entre as medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 a construção de hospitais de campanha pelo governo federal. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, define ainda que, após a desativação dessas instalações hospitalares, os equipamentos médicos deverão ser distribuídos para unidades de saúde, hospitais filantrópicos ou santas casas, preferencialmente, em localidades geográficas com maior taxa de letalidade.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Geninho Zuliani (DEM - SP)
Geninho Zuliani, autor da proposta

O deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), autor do projeto, lembra que, para aumentar a oferta de leitos voltados ao tratamento da Covid-19, diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal, montaram hospitais de campanha. Ele avalia, no entanto, que a desativação de muitas dessas unidades, com a consequente destinação dos equipamentos, ocorre sem critérios claros.

"Entendemos que os equipamentos devem servir para atender outros tantos pacientes de outras enfermidades, localizados nas UPA's, em hospitais filantrópicos ou santas casas de saúde, que prestem serviços de baixa e média complexidade, contribuindo para a diminuição das filas nos prontos socorros dos hospitais", diz Zuliani.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem Murilo Souza
Edição Ana Chalub