19 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Tríplex no Guarujá

Promotores que denunicaram Lula entram com recurso para processo voltar para SP

A- A+

Os promotores de Justiça de São Paulo, Cássio Conserino, Fernando Henrique de Moraes Araújo e José Carlos Blat apresentaram recurso no qual pedem o retorno do processo envolvendo o ex-presidente para Tribunal de Justiça paulista.

Os promotores, que denunciaram o ex-presidente da Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça por lavagem de dinheiro [por ocultação de patrimônio] e falsidade ideológica, pedem que a juíza Maria Priscilla Veiga de Oliveira exerça o poder de reversão e remeta novamente os autos para São Paulo. Esta semana, a juíza transferiu competência das investigações para o juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba. Moro é o responsável pelos processos da Lava Jato. 

Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra Lula e também pediu prisão preventiva do ex-presidente. Entretanto, com nomeação de Lula como chefe da Casa Civil o ex-presidente passa a ter status de ministro portanto com direito a foro privilegiado. Por isso, qualquer processo envolvendo Lula deverá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao direito do foro privilegiado.