13 de abril de 2021
Campo Grande 33º 21º

Tríplex no Guarujá

Promotores que denunicaram Lula entram com recurso para processo voltar para SP

Os promotores de Justiça de São Paulo, Cássio Conserino, Fernando Henrique de Moraes Araújo e José Carlos Blat apresentaram recurso no qual pedem o retorno do processo envolvendo o ex-presidente para Tribunal de Justiça paulista.

Os promotores, que denunciaram o ex-presidente da Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça por lavagem de dinheiro [por ocultação de patrimônio] e falsidade ideológica, pedem que a juíza Maria Priscilla Veiga de Oliveira exerça o poder de reversão e remeta novamente os autos para São Paulo. Esta semana, a juíza transferiu competência das investigações para o juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba. Moro é o responsável pelos processos da Lava Jato. 

Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra Lula e também pediu prisão preventiva do ex-presidente. Entretanto, com nomeação de Lula como chefe da Casa Civil o ex-presidente passa a ter status de ministro portanto com direito a foro privilegiado. Por isso, qualquer processo envolvendo Lula deverá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao direito do foro privilegiado.