19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Política

Proposta amplia de 3 para 6 meses prazo mínimo no contrato de atleta

A- A+

O Projeto de Lei PL 405/21 determina que o contrato de trabalho do atleta profissional terá prazo determinado, com vigência nunca inferior a seis meses nem superior a cinco anos.

A proposta em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei Pelé, que institui normas gerais do desporto. Atualmente, essa norma prevê que o prazo mínimo para o contrato de atleta profissional é de três meses.

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Grande Expediente - dep. Carlos Bezerra (PMDB-MT)
Carlos Bezerra: esporte de alto rendimento não se resume ao futebol

"O prazo de três meses é muito diminuto para que o atleta se adapte à rotina do clube e, consequentemente, consiga demonstrar a sua capacidade técnica", disse o autor da proposta, deputado Carlos Bezerra (MDB-MT).

Revogações
A proposta também revoga três dispositivos da Lei Pelé: aquele que diferencia a prática profissional do futebol em relação às demais; a inelegibilidade de pessoa falida para o comando de entidades desportivas; e a dispensa de indenização ao atleta em caso de rompimento de contrato sem justa causa.

"É injusta e injustificável a distinção entre as diferentes modalidades de prática desportiva profissional", disse Carlos Bezerra, ao citar a primeira das revogações propostas. "A falência não pode ensejar a inelegibilidade, visto que, no mais das vezes, resulta de situações que fogem ao controle do indivíduo", continuou.

"O esporte de alto rendimento no País não se resume aos atletas do futebol e de alguns outros poucos esportes, com salários milionários", disse, ao defender a indenização por ruptura de contrato. "A maior parte percebe remuneração próxima do salário mínimo e, por óbvio, não pode receber tratamento igual."

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem Ralph Machado
Edição Cláudia Lemos