24 de setembro de 2021
Campo Grande 36º 21º

Política

Proposta inclui ensino sobre técnicas agropecuárias entre temas da educação

A- A+

O Projeto de Lei 716/21 inclui o ensino sobre técnicas agropecuárias entre os temas transversais da educação básica. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O projeto é do deputado Marcelo Brum (PSL-RS) e altera a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB).

Dep. Marcelo Brum
Marcelo Brum: O ensino de técnicas agropecuárias é importante "por tratar de princípios básicos para a sobrevivência de todos os seres humanos"

Pelo texto, deverão ser abordados conteúdos relativos ao cultivo de plantas, criação de animais para a alimentação e fornecimento de matérias-primas, boas práticas agrícolas, técnicas conservacionistas, fases da produção agropecuária e agronegócio, entre outros.

Brum afirma que a urbanização distanciou a população da vida no campo, apesar de o Brasil ainda manter-se um "país essencialmente agrícola". Esse distanciamento, segundo ele, moldou uma visão incompleta da realidade vivida no meio rural.

"É de fundamental importância a previsão, no currículo da educação básica, do ensino de técnicas agropecuárias. Não apenas por seu papel crucial na vida econômica e industrial do País, mas por tratar de princípios básicos para a sobrevivência de todos os seres humanos", disse.

Temas transversais
Temas transversais são assuntos que não estão relacionados a uma disciplina específica mas contribuem para a formação do aluno. Inclui abordagens sobre saúde, trabalho, ética e pluralidade, entre outras. As escolas têm autonomia para decidir sobre os temas que vai trabalhar.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker