18 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Política

Proposta modifica os critérios para benefício emergencial na pandemia

A- A+
Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Votação de propostas legislativas. Dep. André Figueiredo(PDT - CE)
André Figueiredo, autor da proposta

O Projeto de Lei 1683/20 institui o Programa Emergencial de Manutenção do
Emprego e da Renda e a Linha de Garantia de Capital de Giro e Emprego, ambos para mitigar efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados foi apresentada depois de o Congresso Nacional reconhecer, por meio de decreto legislativo cuja vigência expirou em 2020, emergência de saúde pública de importância internacional.

O projeto altera algumas das medidas emergenciais adotadas em razão da pandemia, especialmente o chamado Benefício Emergencial (Bem). Por meio desse programa, foram celebrados acordos entre empresas e trabalhadores para redução de salários e de jornada em troca da manutenção dos empregos.

Segundo o autor, deputado André Figueiredo (PDT-CE), na época as mudanças eram necessárias para ampliar o escopo do programa emergencial, de forma a elevar o número de potenciais beneficiários, bem como os valores a receber.

Tramitação
O projeto, tramita em caráter conclusivo junto com o PL 828/21, e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem Ralph Machado
Edição Ana Chalub