19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Política

Proposta visa conscientização sobre câncer de colorretal e colonoscopia

A- A+

Mato Grosso do Sul pode ganhar mais uma iniciativa voltada para a área da saúde, com a instituição de um programa para conscientização do câncer do colorretal e da importância da colonoscopia para prevenção e diagnóstico precoce da doença. O Projeto de Lei 141/2021 foi apresentado pelo deputado Marçal Filho (PSDB) nesta terça-feira (18).

De acordo com o documento, os objetivos do programa são: orientar a população, por meio de material informativo, sobre câncer de cólon e reto, seus sintomas, diagnóstico e tratamentos; conscientizar da importância da colonoscopia para a prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento de pacientes; e divulgar à população os fatores desencadeantes e cuidados a serem observados para diminuir as chances de adquirir o câncer colorretal.

"Esse tipo de câncer pode ser tratado de forma mais simples se descoberto cedo, mas, por desinformação, e por se tratar de um assunto tabu, muitos pacientes só procuram o médico quando a doença já está em estágio avançado", destacou o autor.

Ainda conforme consta na proposta, poderão ser desenvolvidas ações para a conscientização da população, por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e a produção de material online e/ou impresso explicativos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) será responsável pela aplicação do programa e poderá firmar convênios com entidades públicas e particulares a fim de dar maior alcance ao cumprimento do programa.