29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

PRP irá apoiar Delcídio ao governo e Campos para presidente

A- A+

 Começou em instantes, o Encontro Regional do PRP (Partido Republicano Progressista) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O encontro, segundo presidente regional do partido, Dorival Betini, é para lançar as pré-candidaturas a deputados estaduais e federais e também para formalizar o apoio do partido à pré-candidatura de Delcídio do amaral ao governo do Estado.

"Vamos apoiar Delcídio porque ele foi o único pré-candidato a governador que apresentou uma proposta similar ao que pensamos para o Estado", explica Betini. Conforme o presidente regional da sigla, o PRP irá apoiar Delcídio e compor as coligações proporcionais com a chapa petista.

Além do PT, o PRP deverá se coligar com PV; PPC e PC do B na esfera proporcional. "Faremos uma coligação equilibrada para que todos os partidos tenham chance de vencer as eleições." O partido irá lançar hoje 20 pré-candidatos a deputado estadual e oito pré-candidatos a federal, e deve lançar também a pré-candidatura de Joede Guimarães, de Dourados, ao Senado. "Não é porque o PT irá lançar um pré-candidato ao Senado que nos não podemos lançar, teremos nosso pré-candidato e vamos trabalhar com PT para eleger Delcídio", afirma Betini.

Dentre os pré-candidatos a deputado estadual, existem dois nomes em destaque. Alberto Buiu, de Sidrolândia, como é conhecido, e Dr. Cristofer, de Dourados. "Esses dois nomes são muito conhecidos na região de cada um e são nomes fortes", diz Betini. Segundo ele, o PRP deve eleger ao menos um deputado estadual.

 Embora apoie Delcídio em Mato Grosso do sul, nacionalmente, o PRP irá trabalhar para eleger o presidenciável Eduardo Campos (PSB). Mesmo diante dessa divergência de apoio, Betini garante que isso não interfere no apoio do partido sul-mato-grossense a Delcídio. "Isso é normal, vamos pedir voto aqui no Estado para Delcídio e para Campos, e não teremos problema com a nacional, pois fomos autorizados para apoiar Delcídio", finaliza.

Hoje, o PRP conta com seis mil filiados, um prefeito, de Santa Rita do Pardo, um vice-prefeito, de Bataiporã e nove vereadores. O partido existe oficialmente no Estado desde 2011.

Heloísa Lazarini