20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Lava Jato

Publicitário João Santana e esposa são presos ao desembarcar em aeroporto em SP

A- A+

O publicitário João Santana, responsável pela campanha à reeleição do ex-presidente Lula, em 2006, e também pelas campanhas da presidente Dilma Rousseff (2010 e 2014) foi preso na manhã desta terça-feira (23) no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo.

Santa e a mulher Monica Moura foram presos pela Polícia Federal ao desembarcar do voo comercial em que viajavam. O casal estava na República Dominicana onde Santana coordenava a campanha à reeleição do atual presidente Danilo Medina.

O casal estava acompanhado do advogado, Fábio Tofic. Santana e a esposa conversaram com um delegado da Lava Jato, em uma sala da PF no aeroporto, por aproximadamente 15 minutos e depois partiram para Curitiba (PR) em avião da PF. O depoimento da Santana e da esposa, na sede da PF em Curitiba, estão previstos para próxima quinta-feira (25).

O publicitário é investigado por receber U$ 7,5 milhões, como suposta propina, de Zwi Shornickim, um lobista ligado a offshores relacionadas à empreiteira Odebrecht e também a um estaleiro que mantém negócios com Petrobras. Santana teve mandado de prisão preventiva decretado nesta segunda-feira (22) na 23ª fase da Operação Lava Jato.