24 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Pucinelli repassa mais de R$ 5 mi para área da saúde

A- A+

Durante solenidade de repasse de mais de R$ 5 milhões para a área da saúde, tanto de hospitais filantrópicos quanto para hospitais das prefeituras do interior, o governador André Puccinelli (PMDB) falou sobre a importância desse recurso que vem no final do ano vai garantir a muitas instituições e municípios, o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários.

Os recursos serão repassados de duas formas, no case de hospitais que recebem financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde), cuja a gestão é municipalizada, como é o caso do município de Campo Grande, os recursos serão repassados fundo a fundo, através do fundo estadual de saúde para o fundo municipal de saúde.

Já no caso de instituições filantrópicas que mantém hospitais como é o caso da Santa Casa de Campo Grande e de alguns hospitais do interior, como é o caso doo hospital Nossa Senhora Auxiliadora, o recurso será repassado diretamente para fundações ou associações mantenedoras destes hospitais.

André explicou que gostaria de ter repassado um valor maior, no entanto, isso não foi possível, pois existem alguns recursos disponíveis em outras secretarias do governo ou em outros fundos como o Fundo de Compensação Ambiental, que podem ser usados apenas para destinações especificas da pasta.

Puccinelli aproveitou a presença do secretario municipal de saúde da Capital, Jamal Salem, que na solenidade representou o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), para chamar a atenção de Olarte sobre a ausência de repasses do município para o hospital regional, que por lei, como a saúde em Campo Grande é municipalizada, deveria receber recursos do município.

“É importante para os hospitais receberem estes recursos, veja o caso do Hospital Regional de Campo Grande, ele não esta recebendo os recursos da prefeitura e deveria receber, já que gestão da saúde na Capital é municipalizada. Vou aproveitar que o Jamal está aqui e dar um puxão de orelha nele para que ele converse com o prefeito sobre isso”, finaliza o governador.

Dany Nascimento e Heloisa Lazarini