23 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Política

Áreas de convívio do novo Parque dos Poderes contarão com totem refrescante à academia

A- A+
O projeto abrange os pontos de ônibus

Iniciou esta semana a reforma do Parque dos Poderes, uma demanda já antiga da população campo-grandense. Entre os destaques da obra estão a construção de diversos pontos de uso coletivo com o objetivo de fornecer principalmente bem-estar, segurança e saúde aos usuários.

De acordo com a Diretoria de Empreendimentos de Infraestrutura Urbana da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado (Deiurb/Seinfra), no local estão previstas as construções de oito espaços de convívio, com bancos personalizados em áreas arborizadas; os pontos de ônibus receberão uma atenção especial, em grande parte, com cobertura, iluminação de led via placa solar, espaço para publicidade, etc.  

As áreas de convívio proporcionam lazer com qualidade

Toda obra em si, segundo avalia o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, é fundamental porque atende os interesses da população. "O Parque é mais do que o centro das decisões políticas, é um local de lazer e de esporte, é um local familiar, e tradicional, então essa reforma, depois de quase 40 anos, é um atendimento, um sonho que se torna realidade", salientou.

Além disso, no novo Parque dos Poderes estarão distribuídas três estações de ginástica, com totem refresque-se, atendendo já a um pedido da comunidade que pratica esporte no local. E, para que o parque se mantenha sempre limpo, 70 lixeiras serão distribuídas.

Próximo ao Corpo de Bombeiros, deve ser implantado o Espaço Múltiplo Uso, uma estrutura completa com bebedouro para pets, banheiros com acessibilidade, quiosque, compressor de ar para os pneus de bicicletas e porta-volumes.

Um sonho próximo da realidade

Kelly usa o Parque para a prática de esportes

A publicitária Kelly Souza, de 38 anos, é usuária assídua do Parque dos Poderes para a prática de esporte. "Sempre pratiquei esportes desde pequena, quando torci meu tornozelo fiquei um ano parada e logo veio as crises de ansiedade. Assim o meu médico disse que eu precisava voltar urgente a praticar esportes. Correr acabou que se tornou um vício ótimo para minha vida, ela é a minha válvula de escape. Quando estou cansada eu corro, quando estou ansiosa eu corro chegar no final de um treino é a sensação mais prazerosa que existe. Eu amo correr e espero conseguir fazer a minha primeira maratona esse ano. "

Para esse vício positivo, ela usa o Parque dos Poderes e está ansiosa pela reforma. "Eu fiquei sabendo da reforma e acho muito necessário por causa das atuais condições do asfalto. Já vi muitas pessoas caindo e eu inclusive já cai duas vezes correndo. Durante a semana tem muitos grupos de corrida e atletas que vão treinar lá, alguns pontos são escuros por isso tem que ter muita atenção e não ir sozinha sempre em grupo".

Ela comemora: "No final de semana sempre fecha o parque dos poderes para os carros não passar é a melhor  coisa que fizeram, pois o parque não é só dos atletas é também dos pais que levam seu filhos, dos amigos que apenas vão passear pra tomar tereré. O parque revitalizado é um presente para todos nós que vivemos de alguma forma lá".

Nova estrutura

Academia do novo Parque dos Poderes

A primeira reforma da história do Parque vai dispor de uma restauração funcional do pavimento, drenagem das águas pluviais, urbanização do local e implantação de ciclovias, com acessibilidade para as calçadas.

O recapeamento será de 110 mil m² de ruas, com 4 quilômetros de pista de caminhada e corrida, assim como 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central. Ainda estão incluídas três estações de ginástica, 70 bancos de descanso, paisagismo e todas as medidas e normas de acessibilidade.

O projeto também conta com a reforma dos estacionamentos, lixeiras e instalação de novos pontos de ônibus (41 pontos no total, sendo 35 cobertos e 6 sem cobertura) para dar melhores condições aos servidores que utilizam o transporte coletivo.

O Parque também terá um centro de apoio às pessoas que frequentam o local, como banheiros masculinos, femininos e adaptados para as pessoas com deficiência. A sede dos poderes recebe muitas famílias e pessoas para atividades esportivas, além de ter vegetação nativa e a presença de animais silvestres.

Ana Brito / Seinfra 

Fotos: Divulgação (foto em destaque: Saul Schramm)

Fonte: Governo MS