28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Política

Região Sul-Fronteira de MS é destaque no manejo biológico da soja

A- A+

Levantamento biológico da safra 2020/2021 de soja - divulgado nesta semana pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) - identificou que a região Sul-Fronteira é a que mais faz uso de produtos biológicos em Mato Grosso do Sul. Os técnicos coletaram informações com produtores e gerentes das propriedades. 

A região Centro também se destaca no uso de biológicos. Em todas as outras, o uso está abaixo ou igual a 35%. Foram visitados 1202 propriedades e 831 produtores nas etapas de plantio e desenvolvimento da soja. Segundo o levantamento, 68% dos produtores entrevistados não adotaram o uso de produtos biológicos, sendo que 52% não souberam informar o motivo da não utilização.

De acordo com as informações divulgadas, 54% dos produtores utilizam o controle à base de fixadores de nitrogênio, 18% com nematicida biológico e 14% com fungicida microbiológico, outros 7% através de promovedores de ação microbiológico, 3% inseticida microbiológico, 2% bactericidas microbiológicos e apenas 1% adubo microbiológico.

O levantamento foi realizado em parceria com a Semagro (Secretaria de Estado e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), por meio de recursos do Fundems e o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Aprosoja MS

Fonte: Governo MS