28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Fórum

Rose ministra palestra 'Inseção da mulher indígena na política'

A- A+

 Em realização inédita no Estado, o I Fórum de Mulheres Indígenas de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (29) teve a participação da vice-governadora Rose Modesto (PSDB), que ministrou palestra sobre a “Inserção da Mulher Indígena na Política”.  .

O Fórum foi realizado no Teatro Aracy Balabanian e além de pessoas da sociedade civil e representantes de entidades, estavam 80 mulheres indígenas de aldeias de todo o Estado. “No Brasil temos apenas oito mulheres indígenas em cargos eletivos, todas vereadoras, uma delas é a Daiane em Japorã.

Mesmo para os homens indígenas a distribuição de cargos não é suficiente, são 79 vereadores em todo o Brasil e nove prefeitos e vice-prefeitos. Temos muito de avançar e tenho certeza de que a criação de uma subsecretaria indígena contribui para construir o protagonismo desse povo”, descreveu a vice-governadora, que também citou um dos programas de educação anunciados recentemente pelo governo. Trata-se do Vale Universidade Indígena (PVUI) que elevou o benefício de apoio aos acadêmicos indígenas de R$ 300 para R$ 602,42, e está com inscrições abertas até o dia 9 de maio.

A vereadora Daiane Vilharva está em primeiro mandato, é guarani e de origem da Aldeia Porto Lindo. “Acredito que as mulheres precisam ter a informação de que é possível concorrer e também chegar aos cargos políticos. Elas têm de se interessar por isso”, analisa a indígena, 34 anos, casada, três filhos, formada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Linguística.

O Fórum destaca a subsecretária Silvana, é caminho encontrado para reunir as mulheres indígenas e debater o tema. “É de informação que nós precisamos, mas também precisamos nos conscientizar de que podemos sim disputar um cargo político, enfim, que temos essa capacidade”, descreveu a subsecretária.